Ligação Direta - Notícias
Salvador, 17 de Novembro de 2017

Que país é esse

 

Resultado de imagem para fotos de desigualdade racial no brasil

 

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com o Fórum Brasileiro de Segurança (FBSP) mostra dados extremamente chocantes e de uma verdadeira guerra civil não declarada. Para se ter noção da gravidade dessas informações, a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são pobres, negros e jovens de periferia.

É difícil para um menino brasileiro sem consideração da sociedade crescer um homem inteiro, muito mais do que metade, fico olhando as ruas, as vielas que ligam meu futuro ao meu passado e vejo bem como driblei o errado, até fazer o taxista crer que posso ser mais digno do que um bandido branco e becado. As rimas do rapper, Emicida tocam em uma ferida que grande parte da população brasileira tem receio em repercutir, ou melhor, grande parcela do mundo tem aversão quando falamos sobre os assuntos genocídio à população negra e segregação racial.

Os órgãos governamentais tentam camuflar algo que está totalmente nítido para qualquer ser humano, que possua em si um cerne basicamente apurado. Agora me referindo especificamente aos órgãos governamentais do Brasil, país onde nasci, e que por sua vez, possui mais da metade da sua população de raça negra, observo algumas pessoas com certo nível de conhecimento admirável – pessoas estudadas – tentando ir de encontro aos números que as estatísticas ‘’sangrentas’’ passam sobre os óbitos de jovens negros a cada ano.

 

Resultado de imagem para fotos de desigualdade racial no brasil

 

Mas se os números nos mostram explicitamente, o que esta acontecendo com o povo negro, porque cargas d’água ninguém toma nenhuma medida, para ao menos diminuir essa triste rotina de mortes? (...) Bem, a resposta é muito simples. Desafio você leitor, a indagar cinco pessoas, de bairros periféricos sobre o que é Genocídio. Ouso-me afirmar, que a maioria não irá saber te explicar o significado da palavra. Porém, a culpa da maioria da sociedade brasileira não saber do que se trata o assunto, não é restritamente deles.

Falta conhecimento a sociedade. Entretanto, quando digo conhecimento não me refiro aos relatos fictícios, que aprendemos em sala de aula sobre a historia do Brasil. Os professores têm um papel de extrema importância para os jovens, pois são eles que irão munir os educandos sobre a origem de cada um deles. No entanto o que vemos são os contos de fadas, com príncipes e princesinhas de pele branca. Este é o Brasil miscigenado.

De volta as rimas do Emicida, sinto-me obrigado a concordar com ele, pois realmente é difícil para um jovem negro sem consideração, crescer um homem inteiro em um país onde a desigualdade e a impunidade florescem a cada dia.


 Por Mateus Carmo

 Estudante de Jornalismo da Faculdade da Cidade em Salvador-Bahia

Colaborador

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados