Contra lei que proíbe sal na mesa, bar no ES pendura saleiros no teto

Foto de null

Brasil

14 de julho de 2015 às 19h00

 | 

Foto: 

Imagem de Contra lei que proíbe sal na mesa, bar no ES pendura saleiros no teto

No Espírito Santo, colocar sal na mesa agora rende multa. Aprovada na semana passada, a lei estadual proíbe que saleiros e sachês de sal estejam disponíveis sobre as mesas e balcões de bares e restaurantes. Quem desobedecer será autuado e irá pagar R$ 1.343,55.  

Em protesto contra a medida, o dono de um bar da capital Vitória não se fez de rogado: no Ilha do Caranguejo, os saleiros foram pendurados no teto. "A lei é bem específica: não pode sal no balcão nem na mesa. Ninguém pode reclamar se o saleiro está preso acima da mesa", diz Gugu Barbalioni, dono do bar.

Além dos "saleiros voadores", a casa fez um varal com sachês de sal e "colares" com o tempero, utilizados por um dos garçons. Pela lei, sancionada pelo governador Paulo Hartung (PMDB-ES), os clientes podem pedir para que os atendentes tragam  o tempero para a mesa, se desejado.

"A grande maioria das pessoas sabe que sal em excesso faz mal. Mas o excesso de qualquer coisa faz mal, seja açúcar, sal ou trabalho demais", diz Barbalioni, que também pregou cartazes com slogans contra a medida no bar. "Acho que é uma lei estúpida, uma intromissão do Estado no direito de consumo das pessoas".

O argumento a favor da lei é que o uso de sal no Brasil se tornou uma questão de saúde pública para a prevenção de doenças crônicas ligadas à alimentação. De acordo com números da Organização Mundial de Saúde, é ideal consumir no máximo cinco gramas de sal por dia, mas pesquisas do governo apontam que os brasileiros consomem em média 12 gramas diários.

Foto: Reprodução/Facebook

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM