Especialista alerta os riscos de burlar WhatsApp utilizando a VPN

Foto de null

Tecnologia

03 de maio de 2016 às 09h22

 | 

Foto: 

Imagem de Especialista alerta os riscos de burlar WhatsApp utilizando a VPN

Após a determinação da Justiça pelo bloqueio do aplicativo WhatsApp por 72 horas, muitas pessoas têm recorrido a mecanismos para burlar a decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), e uma deles é a VPN (Virtual Private Network), uma rede particular virtual. 

De acordo com Leonardo Carissimi, Líder da Prática de Segurança da Unisys para América Latina e especialista no assunto, a VPN é um “túnel” estabelecido entre o seu smartphone e um domínio fora do Brasil. 

- Quando você instala um aplicativo de VPN, os dados que você compartilha trafegam pelo túnel de modo criptografado, sem serem entendidos pelos roteadores das operadoras de telecomunicações do Brasil – as quais estão programadas para bloquear todo tráfego reconhecido como WhatsApp para atender à ordem da justiça. No outro lado do túnel, o domínio estrangeiro decifra os dados e faz a sua ligação com a Internet, de onde os dados seguem para os servidores do WhatsApp.

Leonardo alerta sobre os riscos de utilizar a VPN.

— Um túnel funciona nas duas direções: você passa a trafegar seus dados até o domínio da VPN. E alguém na outra ponta da VPN, que você não conhece, poderá usar o túnel para ter acesso ao seu smartphone. Seus e-mails, fotos, contatos, informações de trabalho. Tudo passa a estar visível a um criminoso se ele fizer um ataque via VPN.

O especialista enfatiza que é importante ter muito cuidado porque se apenas o seu celular estiver utilizando a VPN, ele também pode contaminar outros dispositivos. 

— Ainda que outros equipamentos que estão na mesma rede do seu smartphone – como a sua rede wifi de casa, da escola ou do trabalho – estarão também sujeitos à estes criminosos que eventualmente acessem seu smartphone. Cuidado redobrado, você pode estar criando um problema não apenas para você como para sua família, colegas ou empresa — afirma Leonardo.

Para evitar dores de cabeça e vazamento de dados, Leonardo tem recomendações específicas.
  
— Sempre que for baixar e instalar um novo aplicativo no seu smartphone, busque fazê-lo de fontes confiáveis. Priorize desenvolvedores que você conheça. E, no caso de estar buscando aplicativos que não conheça, tente se informar com amigos, redes sociais ou em último caso utilize os mecanismos que funcionam como “proxy” de confiança na Internet (exemplo: ratings e comentários de usuários).

Foto: Ilustração
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM