Santuário de Irmã Dulce inicia nesta terça programação festiva em homenagem a Santo Antônio

Foto de null

Serviço

31 de maio de 2016 às 06h04

 | 

Foto: 

Imagem de Santuário de Irmã Dulce inicia nesta terça programação festiva em homenagem a Santo Antônio

O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, localizado no Largo de Roma, inicia nesta terça-feira (dia 31) as homenagens a Santo Antônio, com o tradicional trezenário, que prossegue até 12 de junho, com missas todos os dias, sempre às 16h30. Já no dia 13, data festiva, haverá duas celebrações, às 9h e às 16h30, dedicadas ao santo querido de Irmã Dulce, conhecido como “protetor dos pobres e oprimidos”. Como é tradição, as missas diárias incluem sempre um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios que serão doados a famílias carentes.

Este ano, a trezena de Santo Antônio, uma das mais festivas da Igreja, tem como tema “Santo Antônio anuncia, celebra e testemunha a misericórdia do Pai”. “O Trezenário de Santo Antônio 2016 está seguindo a orientação do Papa Francisco, que estabeleceu este ano como Ano Jubilar da Misericórdia. Somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco. E Santo Antônio de Pádua, como grande Pregador, anunciou e anuncia; como Presbitério, ele celebrou e celebra; e, como grande Taumaturgo, ele testemunhou e ainda testemunha a Grande Misericórdia do Pai para conosco”, explica frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada.

Forte relação com o Anjo - Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida de Irmã Dulce. Nos momentos de angústia, desespero ou até mesmo para solicitar a concretização de algum pedido, era a Santo Antônio, a quem chamava de “tesoureiro” das Obras Sociais, que a Mãe dos Pobres recorria. Ainda na infância, bem antes de entrar para a vida religiosa, ela tinha o hábito de decorar o altar do santo caridoso. Uma imagem de Santo Antônio do século 19, que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô da freira baiana, está entre as centenas de peças do acervo do Memorial Irmã Dulce, localizado no Largo de Roma, ao lado do santuário. Era em frente a esta relíquia da família que o Anjo Bom costumava conversar e fazer seus pedidos e orações.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Obras Sociais Irmã Dulce

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM