Jogos Rio 2016 são aprovados pela maioria dos brasileiros

Foto de null

Brasil

09 de junho de 2016 às 14h10

 | 

Foto: 

Imagem de Jogos Rio 2016 são aprovados pela maioria dos brasileiros

Foto: André Motta/Brasil2016.gov.brOs brasileiros apoiam a realização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A taxa de aprovação atinge 65,9% da população brasileira. Os dados integram uma pesquisa inédita, encomendada pelo Ministério do Esporte ao instituto FSB Pesquisa. Foram entrevistadas 2.002 pessoas (acima de 16 anos), entre os dias 13 e 18 de maio, em 143 municípios de todas as regiões do país. As entrevistas foram domiciliares. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Os brasileiros também estão confiantes no desempenho dos atletas. Para 63,7%, o Brasil terminará os Jogos Olímpicos entre os dez primeiros colocados no quadro geral de medalhas. Igual confiança é depositada nos atletas paralímpicos. Para 63,1% dos brasileiros, o país encerrará a edição paralímpica em 5º lugar. Nos Jogos de Londres, em 2012, o Brasil encerrou a edição olímpica em 22º lugar, com 17 medalhas no total, e em 7º na edição paralímpica, com 43 medalhas. Entre os brasileiros, 68,9% declaram interesse em acompanhar os atletas paralímpicos. Para os olímpicos, o interesse envolve 63% dos brasileiros. Para a ampla maioria da população (78,7%), a troca na Presidência da República não afetará a organização dos Jogos.

 

Melhor que a Copa do Mundo

A pesquisa também revelou que para 83,2% dos brasileiros, a organização dos Jogos será melhor ou igual ao realizado para a Copa do Mundo, em 2014. Para a população, o Governo Federal (59,6%) e seus órgãos são os principais responsáveis pela organização, seguido do Comitê Rio 2016 (22,9%), do Comitê Olímpico Internacional (14,6%), do Governo do Estado do Rio de Janeiro (7,1%), das empresas patrocinadoras (6,7%) e da Prefeitura do Rio de Janeiro (3,6%).

 

Legado

Ao apontar os benefícios dos Jogos, 59,9% brasileiros afirmam que a realização trará maior legado ao Rio de Janeiro. Para 47,5%, o legado é nacional. Entre os benefícios apontados, brasileiros afirmaram, de forma espontânea, o aquecimento na economia, com geração de empregos, o incentivo ao esporte e ao turismo, novos equipamentos esportivos, melhoria na infraestrutura esportiva, hoteleira e na imagem do Rio de Janeiro.

 

Entre as preocupações com os Jogos, os brasileiros apontam desvios de recursos públicos, segurança, uso futuro das instalações esportivas, desemprego, aumento de inflação e a não conclusão de obras. Em nenhuma das afirmações espontâneas, os brasileiros apontaram o zika vírus como preocupação.

 

Ascom - Ministério do Esporte 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM