PCdoB lança pré-candidatura de Alice à prefeitura de Salvador

Foto de null

Política

20 de junho de 2016 às 06h14

 | 

Foto: 

Imagem de PCdoB lança pré-candidatura de Alice à prefeitura de Salvador

A candidatura própria do Partido Comunista do Brasil ao Palácio Thomé de Souza ganha cada vez mais corpo. Na manhã deste sábado (18/06), durante o lançamento da pré-campanha de Alice Portugal, os presidentes nacional, estadual e municipal, Luciana Santos, Daniel Almeida e Olívia Santana, respectivamente, afirmaram que a candidatura e eleição da deputada à prefeitura de Salvador é um projeto nacional.


Olívia fez questão de esclarecer que não houve disputa interna no PCdoB sobre os possíveis nomes a disputar o pleito. Ao contrário, desde o começo, o único pensando foi o de Alice, por entender que este importante quadro é o que pode contrapor o principal concorrente, o prefeito ACM Neto, que nada fez pela população de Salvador.

“Atravessamos 2015 debatendo a cidade de Salvador e foi unânime a decisão do nome. Desde o início, era Alice e não há mais o que discutir. Muitos duvidaram que iríamos seguir com essa pré-candidatura. Mas, há um clamor antigo nas fileiras do partido, que agora vai ser atendido”, disparou a presidente. Ela lembrou ainda que o PCdoB sempre foi partido de apoio, mas agora precisa ser apoiado.
 

 

O presidente estadual, Daniel Almeida, reforçou a necessidade do apoio das forças de esquerda na capital a este projeto do PCdoB. “Na disputa de 2016, é certo que forças da esquerda se unam para enfrentar o autoritarismo do carlismo. E Alice é o nome que reúne todos as características para conduzir o projeto de transformação de Salvador”. Para o parlamentar, Alice é mulher guerreira, de fibra e que sempre defendeu os interesses do povo e será através dela que o PCdoB concretizará a vontade de colocar candidatura própria, que vem desde o fim da ditadura militar, na década de 80.

Segundo Luciana Santos, o PCdoB sempre esteve lado a lado com as forças políticas do campo de esquerda, para fazer avançar a política de desenvolvimento, pois os comunistas têm a convicção de que não é possível um projeto avançado, transformador, se não partir de uma aliança de frente ampla. “Não há outro caminho, se não a unidade”, disse a presidente nacional, ressaltando a importância da união da esquerda no combate ao conservadorismo.

E a deputada federal pelo PCdoB de Amapá, professora Marcivância, complementou: “o que está em jogo é a apresentação de projetos políticos diferentes. E a nossa Alice representa o projeto de inclusão de uma Salvador melhor, com foco nos humildes, nos negros e nas mulheres”, pontuou.

Falaram também representantes da juventude, Onã Rudá, presidente municipal da UJS, do movimento negro, Sirlene Assis, presidente estadual da Unegro Bahia, e dos trabalhadores, Aurino Pedreira, presidente estadual da CTB Bahia, além do Reitor da UFBA, professor João Carlos Sales. Todos destacaram a atuação da deputada na defesa desses grupos, principalmente, em relação à educação e dos direitos dos servidores.

Também estiveram presentes os presidentes municipais do PSB, Valdemar Oliveira, do Psol, Fábio Nogueira, e do PT, a ex-vereadora Marta Rodrigues, além do deputado estadual Marcelino Galo, a deputada federal Moema Gramacho e a vereadora Vânia Galvão, do Partido dos Trabalhadores. Todos disseram que ainda não está definido o apoio em seus partidos, mas que Alice é um expressivo nome para fazer frente ao prefeito no debate de ideias e na construção de um projeto adequado para a cidade.

Alice Portugal agradeceu a confiança depositada nela pelo PCdoB, principalmente a Olívia Daniel, que defenderam o seu nome e estão ajudando a construir esta pré-candidatura. “Estamos fazendo o possível para transformar em uma candidatura ampla, forte, com alianças importantes”. Para ela, o ato foi muito representativo, pelas presenças de representantes destes partidos das forças de esquerda da Bahia. “Podemos estar em candidaturas diferentes, mas não nos dividiremos. Vamos caminhar alinhados no combate ao que há de mais ortodoxo. Porque o que vamos enfrentar é o velho carlismo com roupinha mais apertada”, disse referindo-se às conversas de apoio com o PT e o PSB.

“A nossa expectativa é da construção dessas alianças, porque ninguém caminha só. A solidão política nos deixará fadados a ser derrotados por “golpinho”. Precisamos derrotar as forças do atraso agora. A nossa eleição não é local, é estadual, para impedir o retorno do carlismo, e é nacional, para ampliar as nossas conquistas”, alertou a deputada. Alice falou ainda de sua origem humilde, afirmando acreditar que isso a conduziu automaticamente ao PCdoB, onde fez sua trajetória política, começando pelo movimento estudantil. (Site do PC do B)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM