Etiene leva primeiro ouro e faz história na natação feminina brasileira em Pans

Foto de null

Esporte

18 de julho de 2015 às 10h08

 | 

Foto: 

Imagem de Etiene leva primeiro ouro e faz história na natação feminina brasileira em Pans

Etiene Medeiros é um nome que jamais será esquecido na história da natação brasileira. A única campeã mundial do Brasil em piscina curta virou nesta sexta-feira (17) também a primeira do país a conquistar o ouro em uma edição dos Jogos Pan-Americanos. 

O feito obtido nos 100m costas pela pernambucana de 24 anos veio com uma prova perfeita, na qual ela também tornou-se a primeira brasileira a nadar abaixo de um minuto. A pernambucana vibrou muito ao ver o tempo de 59s61 no placar do Centro Aquático de Toronto, novos recordes sul-americano e pan-americano - o anterior do continente era da aposentada Fabiola Molina (1m00s07). As americanas Olivia Smoliga (1m00s06) e Clara Smiddy (1m00s09) completaram o pódio.

Menos de duas horas depois, Etiene subiu novamente ao pódio após fazer uma final muito boa para conquistar a medalha de prata nos 50m livre. A laureada brasileira completou a prova mais veloz da natação em 24s55, ficando atrás apenas de Walla Vanderpool, de Bahamas, vencedora ao bater em 24s38. A americana Natalie Coughlin foi bronze (24s66).
Nas eliminatórias da natação, disputadas mais cedo, Etiene havia liderado a primeira bateria dos 100m costas, com o tempo de 1m00s74. Ao melhorar ainda mais a marca na final, Etiene também quebrou o recorde pan-americano, que pertencia a Smoliga (1m00s35, em Guadalajara 2011), que era apontada como favorita ao ouro. Além disso, o tempo da pernambucana ficou muito próximo do recorde mundial, anotada pela britânica Gemma Spofforth (58s12). 

A medalha de Etiene foi a sétima de ouro para a delegação brasileira em Toronto. No total, os nadadores do Time Brasil já contabilizam 17 medalhas (incluindo três de prata e sete de bronze). Com a conquista de Etiene, o país assumiu provisoriamente o terceiro lugar do ranking da competição, com 21 ouros, ultrapassando Cuba e Colômbia, que possuem 18 ouros cada.

 (Foto: Reprodução/Al Bello/Getty Images)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM