Moradores do subúrbio reclamam de atendimento em posto de saúde

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Ligação Direta

30 de junho de 2016 às 13h07

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Nesta quinta-feira (30), o colaborador comunitário da Nova Salvador FM, César Augusto, foi até a Comunidade Bate Coração, no subúrbio de Salvador conferir a situação do Posto de Saúde local. De acordo com ele, o equipamento passou por uma reforma no dia 16 de agosto de 2013. Aparentemente o espaço está bem cuidado, mas faltam coisas básicas e a comunidade pediu a ajuda do programa Ligação Direta. 

De acordo com o morador Renato há inúmeros problemas na unidade. "Os problemas são vários. Por exemplo: eu tô aqui desde às 8 da manhã esperando um funcionário para marcar um dentista, mas até agora não chegou e eu não posso esperar. Aqui falta tudo. Tanto no daqui como no de lá de baixo, não acho remédio em posto nenhum.", afirmou.

O coordenador do distrito sanitário do subúrbio ferroviário, Moisés Teles, informou que após a reforma alguns ajustes estão sendo feitos e que algumas falhas se devem à problemas que aconteceram com a empresa de manutenção. Mas salientou que a unidade está muito bem servida. "A unidade está muito bem servida, estamos fazendo os últimos retoques em termos de consulta e todos os funcionários estão diariamente sendo observados. Por conta de algumas intercorrências referente ainda a empresa de manutenção, já sendo sanadas pela nova contratada, e por conta de algumas falhas nós sofremos intervenção. As marcações das consultas estão sendo feitas diariamente mas  não da forma que gostaríamos, com o prazo mínimo. Elas às vezes se estendem um pouquinho mais. Mas estamos sempre presentes aqui, dando continuidade aos nossos atendimentos.", disse.

César Augusto questionou o coordenador sobre a veracidade das queixas da população. Segundo os moradores, faltam  materiais importantes como álcool, algodão, luva, seringa e água potável. Além disso, segundo ele, o telhado também está com problemas e quando chove molha todo o espaço. 

"Eu entendo os anseios da comunidade mas as informações não batem porque estamos com uma equipe presente diariamente atendendo. Nós comprovamos isso por meio dos nossos boletins enviados diariamente à secretaria e mensalente alimentando os nossos bancos de dados. Referente a falta dos insumos ocorre apenas a questão de logística, quando chega no final do mês e fazemos o pedido para o próximo mês e de três à cinco dias todo o nosso almoxarifado, como questões de farmácia, são repostos. Infelizmente pode ocorrer a falta de um insumo, mas como temos o distrito próximo temos como sanar. A unidade é muito efetiva fazemos atividades diárias como guias de programação referente a diabetes e tuberculose. Temos uma equipe aqui diferenciada.", afirmou.

O apresentador do 'Ligação Direta' Marcelo Carvalho solicitou o contato do coordenador para que a produção da rádio possa passar as informações da população sempre que houver algum tipo de reclamação referente ao posto de saúde, numa tentativa de ajudar a comunidade.

A auxiliar de saúde bucal, Miriam Campos, citada pelo paciente Renato no início da entrevista, chegou ao final da transamissão e informou que estava no consultório prestando atendimento e que o paciente não foi até o local correto para agendar a consulta.

 

(Priscila Sena)

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