IBAMETRO convoca taxistas de Salvador para verificação de taxímetros

Foto de null

Salvador

04 de julho de 2016 às 17h03

 | 

Foto: 

Imagem de IBAMETRO convoca taxistas de Salvador para verificação de taxímetros

 

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está iniciando hoje, dia 04, a verificação de sete mil taxímetros da frota de veículos-taxi da capital baiana. A inspeção vai até o dia 10 de dezembro.

 

A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201. O motorista que não comparecer deverá justificar a ausência junto ao Ibametro.

 

 “A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o consumidor quanto para o taxista”, explica o diretor-geral do Ibametro, Luiz Freire.

 

O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Desta forma, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo.

 

Obrigatoriedade – Todos os táxis devem passar pela avaliação anual compulsória, convocada pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).

 

Os taxistas são convocados de acordo com o número do alvará do veículo para comparecimento na unidade do Ibametro, que funciona ao lado da Getax, no seguinte endereço: Av. Vale dos Barris S/N° (Sede da Transalvador). Outras informações pelo telefone (71) 3329-2682.

 

brAgendamento pelo site -  As verificações deverão seguir a tabela de agendamento, publicada no Diário Oficial de 29 de junho de 2016, para programar o serviço conforme o período estabelecido. O acesso ao agendamento já está disponível no portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov., ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados.

 

A taxa de verificação metrológica custa o valor de R$ 51,96.

 

 

Na ocasião, o taxista deverá apresentar como documentação:

 

O certificado de verificação do ano anterior (2015)
Licenciamento do veículo atualizado
Vistoria aprovada da prefeitura
O selo do gás natural veicular no caso da utilização desse tipo de combustível.

 

Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: A checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do INMETRO, que indica a validade da última aferição do Ibametro.

 

Denúncia: Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.

 

 

(Fonte: Ascom - Ibametro)

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM