Mais Médicos: Comissão mista aprova prorrogação do programa

Foto de null

Brasil

07 de julho de 2016 às 10h42

 | 

Foto: 

Imagem de Mais Médicos: Comissão mista aprova prorrogação do programa

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 723/16, que prorroga o programa Mais Médicos, aprovou nesta quarta-feira (6) o parecer do relator, senador Humberto Costa (PT-PE).

A MP estende por três anos o prazo de dispensa de revalidação do diploma dos médicos formados no exterior que atuam no programa. Pela lei que criou o Mais Médicos (12.871/13), esses profissionais teriam de validar seus certificados até o final deste ano para continuar trabalhando no Brasil. A proposta também prorroga por três anos o visto temporário dos médicos estrangeiros contratados pelo programa.

Reunião de apreciação do relatório da Comissão Mista sobre a MP 723/16, que prorroga por três anos o prazo de revalidação do diploma e do visto temporário do médico intercambista do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Emenda do deputado Alan Rick (foto) foi incluída no texto para garantir a obediência à ordem de prioridade de chamada dos médicos selecionados 
O texto foi aprovado com uma emenda do deputado Alan Rick (PRB-AC) que responsabiliza administrativamente o Poder Público em caso de não cumprimento da ordem de chamada dos médicos: primeiro, os formados no Brasil ou com diploma revalidado; depois, os brasileiros formados no exterior; e, por último, os médicos estrangeiros formados no exterior.

De acordo com a emenda, a prioridade deverá ser obedecida inclusive para o preenchimento das vagas remanescentes dos processos de seleção. Alan Rick explicou que seguir a ordem é fundamental para que o programa não beneficie médicos formados em determinados países. Ele destacou que brasileiros diplomados no exterior estariam sendo preteridos em relação aos médicos cubanos e que as vagas remanescentes dos processos de seleção estariam sendo direcionadas para profissionais da ilha caribenha.

A sugestão acolhida pelo relator também veda a publicação de editais para a seleção de apenas uma ou duas das três categorias (formados no Brasil; brasileiros graduados no exterior; e estrangeiros diplomados fora do País) e proíbe a adoção da relação estatística médico-habitante existente na nação de origem como critério classificatório.

 

Relevância
O presidente da comissão, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), destacou a importância da prorrogação do prazo para a revalidação dos diplomas como forma de não descontinuar o programa. "Praticamente 70% dos municípios que não tinham médicos, hoje já têm. É uma iniciativa que deu certo no País."

Humberto Costa também salientou a relevância do Mais Médicos. “Ao conceder um prazo maior para a permanência dos intercambistas, busca-se garantir estabilidade e promover a consolidação do projeto nos municípios onde está em atividade, de forma a evitar a interrupção dos serviços”.

O relator ressaltou que o programa, implementado em julho de 2013, conta atualmente com 18.240 profissionais em 4.058 municípios, atingindo 63 milhões de pessoas, inclusive em 34 distritos de saúde indígena.

 

Tramitação
A medida provisória segue agora para análise do Plenário da Câmara. Depois, será enviada para o Plenário do Senado.

(Reprodução: Câmara dos Deputados)

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM