MP-BA identifica irregularidades em 16 contratos da Sesab e pede licitação

Foto de null

Ligação Direta

08 de julho de 2016 às 06h07

 | 

Foto: 

Imagem de MP-BA identifica irregularidades em 16 contratos da Sesab e pede licitação


 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação civil pública contra o Estado da Bahia por conta de irregularidades detectadas em 16 contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) com empresas ou organizações sociais que gerem unidades de saúde. 
 
O MP-BA pede, por intermédio das promotoras Rita Tourinho e Patrícia Medrado, a suspensão imediata dos contratos da Sesab, assim como a abertura de licitação

 
De acordo com o MP-BA, as irregularidades aconteceram na tramitação de processos licitatórios e, entre outras causas, “ao burocrático fluxo do processo administrativo ao qual a Sesab deve se submeter em razão do decreto governamental n. 16417, expedido em novembro de 2015, o qual também viola a diretriz de comando único do SUS”. 
 
De acordo com o decreto, todas as demandas contratuais da Sesab devem, obrigatoriamente, passar pelas secretarias da Administração e da Fazenda, antes de iniciado o processo licitatório. 
 
“Tal situação, por sobretudo atingir as aquisições de medicamentos e insumos, vem ocasionando prejuízos ao erário estadual, bem como a população, que se vê privada da eficiência dos serviços prestados nos referidos hospitais, bem como da pronta obtenção de medicamentos e insumos necessários para salvar vidas humanas”, argumenta o parquet. 
 
As inconformidades foram encontradas em contratos dos Hospital Eládio Lassére, Hospital de Ibotirama, Hospital Dep. Luiz Eduardo Magalhães (Mairi), Unidade de Emergência do São Caetano, Hospital Geral Manoel Victorino, Hospital Regional Dantas Bião (Alagoinhas), Prof. Carvalho Luz (Salvador), Itaparica, Hospital Regional Santo Antônio de Jesus, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Regional Castro Alves, Hospital Geral Santa Tereza (Ribeira do Pombal),  Deputado Luiz Eduardo Magalhães (Porto Seguro), Upa do Cabula, Eurídice Santana (Santa Rita de Cassia), Hospital do Oeste (Barreiras), Hospital São Jorge, Hospital Regional Doutor Mário Dourado Sobrinho (Irecê), Maternidade de Referência,  Hospital da Criança (Feira de Santana) e Upa do Subúrbio.  
 

OUTRO LADO – o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, em contato com o Bocão News, afirmou que “não consta no sistema jurídico da Sesab nenhuma ação civil pública”. “Isso vai para a PGE e depois para a secretaria”, afirmou.

(Bocão News) (AF)

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM