Endometriose é responsável por mais de 30% dos casos de infertilidade feminina

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Saúde

20 de março de 2024 às 07h36

 | 

Foto: Divulgação

Imagem de Endometriose é responsável por mais de 30% dos casos de infertilidade feminina

O mês de março é dedicado à conscientização sobre a endometriose, doença que atinge cerca de 10% das mulheres brasileiras em idade fértil, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A patologia é mais comum entre mulheres com idade entre 25 e 35 anos e é considerada uma das principais causas da infertilidade feminina. Mais de 30% dos casos da doença podem causar infertilidade, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose. “Uma grande parte dessas mulheres só descobre que tem endometriose quando não consegue engravidar”, afirma Bárbara Melo, ginecologista e especialista em reprodução humana da equipe do Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva.

A endometriose pode causar infertilidade, principalmente, em seu estágio mais avançado, quando a doença atinge as trompas, órgão responsável pelo transporte dos espermatozoides até o óvulo e migração do embrião formado até o útero. Segundo a médica, “a doença também é associada a alterações hormonais e imunológicas, que podem dificultar a gravidez”. 
 
A infertilidade decorrente da endometriose leve pode ser tratada com a inseminação artificial, técnica de reprodução assistida que consiste na estimulação ovariana e posterior colocação do sêmen dentro da cavidade uterina através de um cateter flexível. “Em casos mais avançados, quando a endometriose já comprometeu profundamente os órgãos pélvicos, geralmente, a paciente precisa de uma técnica de alta complexidade para engravidar, como a Fertilização in Vitro (FIV)”, esclarece Bárbara Melo. 
 
A especialista, no entanto, ressalta: “nem todas as mulheres acometidas pela endometriose terão problemas para engravidar, apesar da patologia ser considerada um dos principais fatores de risco para infertilidade da mulher”.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM