Prefeitura inaugura Hospital Municipal Veterinário

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Salvador

25 de março de 2024 às 12h36

 | 

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Imagem de  Prefeitura inaugura Hospital Municipal Veterinário

Salvador agora conta com uma ampla e moderna estrutura de saúde para atender cães e gatos domésticos em serviços de média e alta complexidade. A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (25) o Hospital Municipal Veterinário (HPVet), situado na Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava, ao lado do Estádio Manoel Barradas (Barradão). A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis e faz parte das ações em celebração aos 475 anos da cidade.

O hospital já começa a atender nesta terça-feira (26) e terá funcionamento 24 horas por dia para animais em internamento, enquanto o atendimento eletivo ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o local atenderá de 8h às 12h para consultas de retorno. Serão distribuídas diariamente 40 fichas, por ordem de chegada. Pets em situação de emergência serão acolhidos de forma imediata.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou que este é o primeiro hospital público veterinário da Bahia. “É com muita emoção que estamos aqui para realizar esta entrega histórica para Salvador. Este hospital vai ajudar a tirar a dor de milhares de famílias da nossa cidade que às vezes não têm dinheiro para garantir nem o seu próprio atendimento médico, quem dirá para os seus animais de estimação. Pessoas que estão em casa sofrendo, vendo o seu animal tão amado agonizando. Agora, essas pessoas terão uma unidade pública, que vai atender gratuitamente todos os dias”, disse.

“Todo animal que for trazido para cá pelo seu tutor será atendido. Será acolhido com todo carinho, com todo amor. Quem tem um animal de estimação sabe a importância dele para a casa. Sabe o quanto os animais têm a capacidade de ser uma companhia, ser o equilíbrio da família, ser a alegria para os filhos. O animal consegue trazer no seu coração um amor próprio, um amor que não se combina. Com essa visão, é que a gente vem priorizando o cuidado com os animais de Salvador”, completou Bruno Reis.

O HPVet será administrado pela Diretoria de Proteção Animal de Salvador, que faz parte da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). O prédio possui dois andares e ocupa uma área de 1,4 mil metros quadrados. Para a construção do equipamento, foram investidos R$14 milhões. Porém, para o funcionamento do hospital, a Prefeitura vai aportar quase R$1 milhão por mês.

Titular da Secis, Marcelle Moraes ressaltou que o investimento municipal trará um retorno significativo a milhares de tutores que precisam dar qualidade de vida e condições dignas aos bichinhos de estimação. “Salvador, sem dúvida, se consolida como referência no país em políticas públicas para os animais com a entrega deste hospital. É uma forma de reverter o cenário de inúmeros problemas sociais urbanos ligados à causa animal, como mortes em virtude de atropelamentos ou maus-tratos e transmissão de doenças; uma vez que o atendimento para esses casos será ofertado gratuitamente”, afirmou.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM