Bahia, DF e mais 15 estados suspendem vacinação contra febre aftosa

Foto de Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Saúde

26 de março de 2024 às 10h38

 | 

Foto: DIVULGAÇÃO | MAPA

Imagem de Bahia, DF e mais 15 estados suspendem vacinação contra febre aftosa

Nesta segunda-feira (25) o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconheceu por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Bahia, o Distrito Federal e mais 15 estados como área livre de febre aftosa no rebanho bovino sem vacinação.

De acordo com informações do Mapa, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. Eles se somam aos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e de Mato Grosso, que já tinham reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A portaria também proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nos 16 estados e no DF a partir de agora. Tanto a vacinação quanto o armazenamento do imunizante poderão ser utilizados mediante autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM