Brasil ultrapassa mil mortes por dengue só neste ano

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Brasil

04 de abril de 2024 às 09h19

 | 

Foto: Divulgação | Marcelo Camargo | Agência Brasil

Imagem de Brasil ultrapassa mil mortes por dengue só neste ano

O Brasil ultrapassou a marca das mil mortes por dengue apenas neste ano, com 1.020. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079. Um aumento de 61% em relação a 2023, com mais de um milhão de casos. Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Rio de Janeiro lideram os números de ocorrências no país.

 Em Minas, por exemplo, são quase 870 mil casos prováveis e 154 mortes. Já o DF tem a maior incidência da doença, com mais de 6 mil e 800 casos para cada 100 mil habitantes.  Para evitar mortes, o Ministério da Saúde alerta para os sinais de evolução da dengue tradicional para a grave, que acontece de três a sete dias, após início dos sintomas.

As pessoas com comorbidades, como diabetes e pressão alta, ou que já tiveram a doença são as mais vulneráveis. Por isso, é importante procurar atendimento médico ao sentir dor abdominal intensa, vômito persistente, às vezes até com sangue, dificuldade respiratória, confusão mental, fadiga, náuseas, queda da pressão arterial, sangue nas fezes e sangramento nas gengivas ou nariz.

Na dengue clássica, a recomendação é repouso, enquanto durar a febre; ingestão de líquidos; administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. Já na dengue grave, o paciente deve ser internado para o tratamento adequado.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM