Geraldo cogita Vilma Reis na vice e fala em 'sentimento de libertação' ao trocar de grupo

Foto de Evilásio Júnior

Evilásio Júnior

Blog do Vila

10 de abril de 2024 às 06h00

 | 

Foto: Vagner Souza / Salvador FM

Imagem de Geraldo cogita Vilma Reis na vice e fala em 'sentimento de libertação' ao trocar de grupo

Pré-candidato do MDB à prefeitura da capital baiana, o vice-governador Geraldo Júnior cogitou, nesta terça-feira (9), em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM, um novo nome para acompanhá-lo na corrida ao Palácio Thomé de Souza. Trata-se da socióloga Vilma Reis, ativista dos direitos humanos, das mulheres e dos movimentos negro e LGBTQIAP+. 

A petista tentou emplacar sua candidatura ao Executivo soteropolitano em 2020, mas acabou preterida dentro do próprio partido após a escolha do então governador e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, pela policial militar Denice Santiago.

Além dela, ele citou no "leque de possibilidades" nomes que já descartaram a empreitada, a exemplo da presidente da Funarte Maria Marighella (PT) e da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), o vereador Edvaldo Brito (PSD) e os postulantes que efetivamente estão no páreo: as secretárias estaduais Fábya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social, do PT) e Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial, PCdoB), o vereador Sílvio Humberto (PSB) e seu ex-colega de Câmara Moisés Rocha (PT). 

Apesar disso, o emedebista ponderou que o nome "não necessariamente" será do PT. Entre as hipóteses, ele negou ter preferências política ou pessoal e disse que ainda não há data definida para o anúncio.

"Nós nunca estabelecemos prazos. Esse processo está sendo discutido com o grupo político [...] e será definido pelo governador Jerônimo Rodrigues, mas a respeitabilidade ao conselho político será mantida [...]. O Partido dos Trabalhadores nos deu um exemplo do que é pensar coletivamente com maestria. Em momento nenhum o Partido dos Trabalhadores me faltou. Eu tenho conversado muito com o Partido dos Trabalhadores, mas tenho conservado muito também com o PSB, com o PSD, com o Avante, com o Podemos, com o Agir... Os convites serão feitos tempestivamente pelo governador e pelo conselho político. No momento certo nós teremos um candidato ou uma candidata a vice que estará ao meu lado para pensar a cidade", afirmou.

Geraldo minimizou ainda as reclamações de integrantes da sua base aliada pela sua relação anterior com o grupo do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Ele classificou a mudança de lado como um "sentimento de libertação".

"Até as pedras mudam de posição. As marés têm a maré alta e a maré de vazante. Feliz de mim que tive a oportunidade de repensar a minha vida, feliz de mim que tive a possibilidade de revisar os conceitos. [...] Eu sei jogar no campo de grama sintética, mas também sei jogar no campo de várzea. Não vamos trazer a política para o mundo rasteiro, do fígado. Eu quero discutir ideias, proposições", declarou.

Em relação às propostas que pretende debater, o vice-governador se comprometeu no programa em pedir a revisão "emergencial" do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

"Eu quero discutir o IPTU dessa cidade. Eu quero discutir a planta genérica dessa cidade. Não há porque em unidades habitacionais de um mesmo condomínio, no mesmo prédio, no 5º andar você pagar um IPTU e no 8º andar ser outro IPTU. Nós vamos rever o IPTU. Será um dos pontos de programa de governo", antecipou.

O último reajuste do tributo foi implementado pela Prefeitura de Salvador em 2022 após aprovação da Câmara Municipal. Geraldo Júnior era o presidente à época.

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM