Saiba qual o prazo final de Lula para sancionar ou vetar lei da "saidinha" de presos

Foto de Redação Portal Salvador FM

Redação Portal Salvador FM

Política

11 de abril de 2024 às 10h18

 | 

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Imagem de Saiba qual o prazo final de Lula para sancionar ou vetar lei da "saidinha" de presos

O presidente Lula (PT) tem até esta quinta-feira (11) para sancionar ou vetar (total ou parcialmente) a lei da chamada "saidinha" dos presos, aprovada na Câmara dos Deputados há 20 dias depois de passar pelo Senado.

Conforme a Veja, se o presidente se abstiver da decisão, caberá ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) sancionar o projeto de lei.

O texto aprovado pela Casa altera a Lei de Execuções Penais — que prevê até quatro possibilidades, por ano, de detentos deixarem a prisão por um período de até sete dias. O objetivo é promover a reinserção gradual de presos à sociedade.

O benefício, que existe há quase quatro décadas no ordenamento jurídico brasileiro, é restrito a presos em regime semiaberto, que cumpriram um sexto da pena para a qual foram condenados, e com bom comportamento.

A matéria aprovada determina a extinção das saidinhas de presos, com exceções, como nos casos em que presos estão frequentando cursos profissionalizantes, do ensino médio ou superior.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM