Senador baiano será relator de PL que estabelece a volta do DPVAT

Foto de Redação Salvador FM

Redação Salvador FM

Política

18 de abril de 2024 às 15h37

 | 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Imagem de Senador baiano será relator de PL que estabelece a volta do DPVAT

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), designou o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), para ser o relator do PLP 233/2024, de autoria do Poder Executivo, que trata da volta do seguro DPVAT, que está suspenso desde 2021. 

De acordo com a justificativa do PL, o governo terá uma arrecadação de mais R$ 15 bilhões.

Para agilizar a tramitação, o presidente da CCJ disse aos senadores que só concederá duas horas de vista na sessão. Depois desse tempo, a comissão retomará a análise do parecer. O senador Jaques Wagner não deve fazer alterações no texto da proposta que foi votado na Câmara dos Deputados.

O PLP 233/23 reformula o seguro DPVAT, que agora vai se chamar SPVAT, Seguro Obrigatório de Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito. Além das indenizações de trânsito, o seguro vai cobrir também gastos com remédios, fisioterapia, serviços funerários e reabilitação profissional para vítimas de acidentes que resultarem em invalidez parcial.

O novo seguro será garantido por um fundo de natureza privada, formado pelos pagamentos dos proprietários de automóveis. Este fundo terá como agente operador a Caixa Econômica Federal. A Caixa já faz esse papel desde 2021, quando o consórcio de seguradoras que geria o sistema foi extinto pelo governo Bolsonaro.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM