Obama promete trazer de volta americanos presos no Irã

Foto de null

Mundo

21 de julho de 2015 às 18h14

 | 

Foto: 

Imagem de Obama promete trazer de volta americanos presos no Irã

Durante convenção de veteranos de guerra em Pittsburgh, o presidente Barack Obama defendeu sua estratégia para Afeganistão e Iraque como uma forma de tornar os Estados Unidos seguros. Obama aproveitou a ocasião para buscar apoio entre os americanos para o acordo nuclear com o Irã, assim como ressaltar a aproximação que permitiu a reabertura das embaixadas em Havana e Washington. Ele, no entanto, afirmou não ter se esquecido de americanos que estão presos no Irã e prometeu trazê-los de volta aos EUA.

— Nós nos afastamos de políticas antigas, como forma de conseguirmos um futuro melhor. Foi o que fizemos com Cuba. Não temos medo de nos comprometer. Fizemos um acordo nuclear com o Irã. Com esse acordo vamos afastar o Irã de uma bomba. Com esse acordo conseguimos acesso às instalações nucleares. Com esse acordo temos uma chance de resolver a questão. Agora, se o Irã resolver romper o acordo, seja daqui a dez anos, então presidente americano terá mais instrumentos para tomar uma medida — afirmou.

O presidente americano disse preferir a diplomacia a “entrar em outro conflito, enfiando filhos e filhas para lutar no exterior”. Ele, no entanto destacou que as sanções ligadas ao apoio a grupos terroristas permaneceriam e prometeu trazer os americanos presos no Irã, citando-os nome a nome.

— Não vamos descansar até trazer para casa nossos americanos injustamente detidos no Irã. Jornalista Jason Rezaian deve ser solto. O pastor Saeed Abedini deve ser solto. Amir Hekmati, ex-sargento dos fuzileiros navais, deve ser solto. O Irã deve nos ajudar a achar Robert Levinson.

Sobre os veteranos, Obama disse ainda que era necessário acabar com o estigma e a vergonha que envolve ex-combatentes com problemas mentais.

Programas

Ver mais

Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Agora, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM