Polícia cumpre mandados de prisão por tráfico em Teresópolis, no RJ

Foto de null

Brasil

20 de julho de 2016 às 11h26

 | 

Foto: 

Imagem de Polícia cumpre mandados de prisão por tráfico em Teresópolis, no RJ

Dezesseis pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (20), em Teresópolis, Região Serrana do Rio, durante a operação Conexão Penha. Elas são acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas e tiveram o mandado de prisão expedido pelo juiz Guilherme Rodrigues de Andrade, titular da Vara Criminal de Teresópolis. No estado, a operação deve cumprir 28 mandados de prisão preventiva, 58 de busca e apreensão, além de cinco mandados de busca e apreensões de menores.

A operação tem por base denúncia feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) à Justiça contra 28 pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Segundo as investigações, os acusados atuam do Complexo Penitenciário de Bangu, onde coordenam a distribuição de cocaína, maconha, drogas sintéticas e armas para o município de Teresópolis. A operação acontece em parceria com o Ministério Público, coordenadoria de Inteligência da PMERJ e o apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sispen).

Além de Teresópolis, os mandados estão sendo cumpridos em comunidades na Capital e em São Gonçalo, e no interior do Complexo Penitenciário de Bangu. Atuam cerca de 200 policiais militares, agentes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça (GAP-Teresópolis), além de policiais do Bope, Choque, BAC e duas aeronaves do GAM. Os presos estão sendo encaminhados para a 110ª DP, em Teresópolis.

De acordo com as investigações, um dos denunciados coordenava o tráfico de dentro da Penitenciária Gabriel Ferreira de Castilho, em Bangu. Ele estabeleceu uma aliança com o outro acusado, considerado um dos principais fornecedores de drogas e armas da mesma facção criminosa, responsável pelo envio de drogas das comunicadades do Complexo da Maré, da Cidade Alta e do Complexo do Salgue. O objetivo da aliança foi garantir o controle direto da remessa e distribuição de drogas das cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo para as comunidades do Perpétuo, Rosário e Pimentel, em Teresópolis.

Ainda segundo a denúncia, um outro traficante era encarregado do envio dos entorpecentes das comunidades do Jacaré e Vila Kennedy. Outros dois acusados originais de Teresópolis atuavam como gerentes gerais da quadrilha, mesmo presos na Penitenciária Visconde Piragibe. Sob o comando deles, gerentes locais cuidavam das bocas de fumo no município da Região Serrana e recrutavam mulas para o transporte do material da Capital e de São Gonçalo para Teresópolis. Os demais denunciados ocupavam diversas funções dentro da quadrilha.

Reprodução: G1

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM