Morre Sérgio Machado, presidente do grupo editorial Record

Foto de null

Brasil

20 de julho de 2016 às 14h23

 | 

Foto: 

Imagem de Morre Sérgio Machado, presidente do grupo editorial Record

Sergio Machado, presidente do Grupo Editorial Record, que morreu nesta terça-feira (19) aos 68 anos (Foto: Divulgação/Grupo Editorial Record)

O editor Sergio Machado, presidente do Grupo Editorial Record, morreu na madrugada desta quarta-feira (20) aos 68 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, no Rio. Em nota, a empresa informa que a causa da morte foram complicações decorrentes de uma cirurgia feita em novembro de 2015. O velório começa às 14h desta quarta-feira (20) na capela H do Cemitério do Caju, no Rio, onde o corpo será enterrado às 16h30.

Quem assume agora a presidência do Grupo Editorial Record é Sônia Machado Jardim, irmã e sócia de Sergio.

Sergio Machado nasceu em maio de 1948. Era filho de um dos fundadores da editora, Alfredo Machado, que criou a casa em 1942 ao lado de Décio Abreu, tio de Sergio.

Economista de formação, ele entrou na empresa aos 24 anos, depois de passar pela Vale do Rio Doce. Após a morte do pai, em 1991, assumiu a editora e investiu na aquisição de outras casas e diversificação do catálogo. Também foi presidente do Sindicato Nacional do Editores de Livros (Snel) entre 1993 e 1999.

Atualmente, o Grupo Editorial Record tem cerca de 8 mil títulos ativos. Além da Record e dos selos Galera e Galerinha, o grupo é proprietário da Bertrand Brasil e do selo Difel, das editoras José Olympio, Civilização Brasileira, Paz e Terra, Verus, BestSeller (incluindo o selo Best Business), as Edições BestBolso, Rosa dos Tempos, Nova Era e Viva Livros.

Sergio Machado deixa a mulher, Maria do Carmo, três filhas e três netos. Duas de suas filhas, Roberta Machado e Rafaella Machado, atuam respectivamente como diretora comercial e editora do selo Galera Record.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM