Governo lança licitação para aumentar canal de acesso a Mar Grande

Foto de null

Bahia

09 de agosto de 2016 às 09h15

 | 

Foto: 

Imagem de Governo lança licitação para aumentar canal de acesso a Mar Grande

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) deu o primeiro passo para o projeto de alargamento e dragagem do canal de acesso a Mar Grande. A secretaria lançou uma licitação para a contratação da empresa que fará o projeto executivo da obra.

De acordo com a Seinfra, a contratação deve ocorrer até novembro e, no mesmo período, serão iniciadas as análises. O projeto deve ser concluído em 180 dias para, então, ser encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para devida autorização. A previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2017.

Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos de Salvador (Astramab), hoje, quando a maré está totalmente baixa, a profundidade mínima do canal fica em torno de 50 centímetros - impossibilitando a navegação - e a máxima chega a 2,7 metros. "Para não haver interrupções durante a travessia, precisamos de uma maré com, no mínimo, 2,5 metros", afirma o presidente da Astramab, Jacinto Chagas. Com a dragagem no canal de Mar Grande - que consiste na retirada de material do fundo da água - a profundidade deve aumentar de 2 a 3 metros. 

Por dia, são transportados 4 mil passageiros, entre as travessias para Mar Grande, passeio das ilhas e Morro de São Paulo. Desse total, cerca de 70% fazem a travessia Salvador - Mar Grande. A Seinfra afirma que, durante as obras, caso exista necessidade de parar o sistema, isso será feito nos dias de menor movimento e os passageiros serão deslocados para o terminal de Bom Despacho.

Reprodução/Correio24h

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM