Quilombo Rio dos Macacos é atendido com barracas de feira

Foto de null

Bahia

09 de agosto de 2016 às 18h35

 | 

Foto: 

Imagem de Quilombo Rio dos Macacos é atendido com barracas de feira

A comunidade Quilombola Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, Território Metropolitano de Salvador, recebeu, nesta terça-feira (09), 40 barracas de feira da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O ato, realizado no Centro de Formação da SDR, em Itapuã, na capital baiana, contou com a presença dos titulares da SDR, Jerônimo Rodrigues e da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Fabya Reis.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues ressaltou que a entrega das barracas, apesar de parecer uma ação simples, tem um valor agregado e precisa de um plano de uso, para saber como e onde poderão ser utilizadas, para cumprir a sua finalidade que é melhorar a renda dos beneficiários. “Dentro dessas barracas serão comercializados os frutos de uma comunidade forte, marcada por lutas”, disse. Rodrigues sinalizou ainda a possibilidade de participação da comunidade na próxima Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que deverá acontecer no próximo mês de novembro, em Salvador.

De acordo com a coordenadora da Associação Remanescente do Quilombo Rio dos Macacos, Olinda dos Santos, as barracas irão beneficiar muito as famílias da comunidade que vivem do cultivo de hortaliças, feijão verde, aipim e batata. “As famílias terão melhores condições para vender e escoar os nossos produtos. As barracas, que serão ainda um incentivo para os que estão desmotivados, é uma demonstração do comprometimento do governo com nossa comunidade”.

Para a secretária da Sepromi, Fabya Reis, “esta é mais uma ação do Governo do Estado no conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento e inclusão produtiva das comunidades quilombolas da Bahia. Valoriza o potencial das famílias em sua atuação na agricultura familiar, respeitando a cultura tradicional deste coletivo, inclusive”.

A comunidade foi beneficiada, no último mês de julho, com a entrega de 220 quilos de sementes de milho e feijão, do Programa Semeando, também executado pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf). O encontro de hoje também teve a presença do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, do superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, além do coordenador de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi, Cláudio Rodrigues, bem como técnicos das duas pastas.

Cooperação 

A Sepromi e a SDR têm atuado em diversas parcerias, fortalecidas, inclusive, com a assinatura de um termo de cooperação entre os Governos Federal e Estadual. O documento foi assinado em novembro do ano passado, entre dirigentes das duas pastas, incluindo também órgãos como CAR, Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Fundação Cultural Palmares, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com o objetivo de fortalecer as ações direcionadas aos povos e comunidades tradicionais da Bahia. 

Essa cooperação técnica visa o estabelecimento de parcerias institucionais que possibilitem ações de intercâmbio de informações, sistematização e consolidação de dados, capacitação e formação para servidores e para os beneficiários das políticas públicas, ações de acesso ao crédito, visitas e agendas de assistência técnica, trabalhos de campo em conjunto, e os procedimentos necessários à regularização fundiária dos povos e comunidades tradicionais.

As ações compõem, ainda, o conjunto de compromissos assumidos pela Bahia na adesão à Década Internacional Afrodescendente, declarada pela Organização das Nações Unidas para o período de 2015 a 2024.

Foto: Ascom/SDR

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM