Coelba inaugura subestação Itinga e amplia sistema elétrico da RMS

Foto de null

Bahia

10 de agosto de 2016 às 15h05

 | 

Foto: 

Imagem de Coelba inaugura subestação Itinga e amplia sistema elétrico da RMS

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, entrega nesta quarta-feira (10) a Subestação Itinga, importante equipamento para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Fruto de um investimento da ordem de R$ 20 milhões, a nova subestação e obras associadas beneficiam diretamente aos bairros de Itinga e Villas do Atlântico, em Lauro de Freitas, e São Cristóvão e Mussurunga, em Salvador. Com 25 MVA de potência instalada, a nova subestação ampliou em 33% a capacidade de atendimento a Lauro de Freitas e possibilitou uma nova alternativa exclusiva para atendimento ao Aeroporto de Salvador, melhorando a confiabilidade do suprimento às suas instalações, fator importante tendo em vista os Jogos Olímpicos 2016.

O equipamento integra o sistema elétrico composto pelas subestações Lauro de Freitas, São Cristóvão e CIA III. Para abastecer a subestação, foi construída, também, a Linha de Distribuição em Alta Tensão Entroncamento CIA III/Lauro de Freitas  - Itinga, em 69.000 Volts, com 2,2 km. Tendo em vista a localização estratégica para o desenvolvimento da RMS, a subestação conta com cinco circuitos alimentadores conectados por 25 chaves telecomandadas, o que se traduz em maior flexibilidade de manobra e maior rapidez no retorno da energia, em caso de defeito. Além disso, a subestação foi projetada para uma ampliação futura, podendo receber mais cinco circuitos alimentadores e mais um transformador, ou seja, ter a sua capacidade duplicada.

Construída com tecnologia de ponta, a Subestação Itinga tem formato compacto, ocupando 50% menos espaço em relação a equipamentos semelhantes, e é totalmente digitalizada, o que permite que a sua operação seja realizada remotamente, direto do Centro de Operações da Coelba, localizado no edifício-sede da empresa, em Narandiba. Os equipamentos de última geração utilizados identificam problemas na rede e fazem intervenções online, enviam informações via radiofreqüência, além de oferecer alta precisão na captura de sinais por relés digitais.

Fonte: Imprensa - Coelba

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM