Plano de Contingência da Sigatoka Negra é apresentado a estados que fazem fronteira com a Bahia

Foto de null

Bahia

11 de agosto de 2016 às 14h04

 | 

Foto: 

Imagem de Plano de Contingência da Sigatoka Negra é apresentado a estados que fazem fronteira com a Bahia

Seagri apresenta Plano de Contingência da Sigatoka Negra para estados que fazem fronteira com a BahiaAções emergenciais de controle da Sigatoka Negra, a mais grave doença da bananeira, foram apresentadas na última terça-feira (9), pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado, Vitor Bonfim, e por diretores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), aos representantes dos sete estados que fazem fronteira com a Bahia. “Os Estados que fazem fronteira conosco podem ficar tranquilos. A Bahia está executando seu Plano de Contingência da Sigatoka Negra, com a adoção de medidas efetivas de controle da praga e minimização de seus impactos econômicos, sociais e ambientais”, disse Bonfim, que anunciou a autorização do Governo do Estado para contratação de 112 fiscais que trabalharão nas barreiras destinadas ao monitoramento da entrada e saída de produtos.

Com a presença de representantes dos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Ceará, Goiás e Minas Gerais, o secretário ressaltou a importância da parceria entre as unidades. “Contamos com as contribuições e sugestões de vocês para que possamos aprimorar o trabalho realizado em prol do controle da praga".

A parceria com os estados e as ações do governo também foram ressaltadas pelo o diretor-geral da Adab, Marco Antônio Vargas. “O objetivo destas intervenções é proteger a agropecuária baiana, a exemplo deste trabalho que estamos fazendo com a fruticultura, evitando prejuízos para os pequenos, médios e grandes produtores de banana. Ações como essas são importantes, pois envolvem o setor produtivo e os governos dos estados que fazem fronteira com a Bahia”.

O diretor presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Endagro), Jefferson Feitosa de Carvalho, afirmou que em Sergipe 60% da banana consumida vem da Bahia, e o Estado é livre da praga. “É de fundamental importância esse trabalho de controle que a Bahia está realizando e por isso precisamos atuar de forma conjunta, trocando experiências do que a Bahia está fazendo, e o que nós podemos ajudar, afinal, somos consumidores desse produto”. 

O Plano de Contingência da Sigatoka Negra foi elaborado por fiscais da Adab e delimita os locais de ocorrência da praga, restritos ao Recôncavo e Extremo Sul do Estado; estabelece a implantação e manutenção do sistema de mitigação de risco (SMR), para viabilizar a comercialização dos produtos de áreas com ocorrência da praga; intensifica a fiscalização do trânsito entre as áreas de foco e as sem ocorrência, e propõe campanhas educativas para a conscientização dos envolvidos no agronegócio da banana. 

A Bahia é o maior exportador nacional de banana, ocupando o segundo lugar no ranking de produção, com área total de 80.000 hectares e geração de dois empregos diretos por hectare. A produção baiana em 2014 foi de 1.088.6 mil toneladas, e, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o negócio da banana movimentou R$1,709 bilhão, no mesmo ano. Cerca de 77.5% das propriedades no estado são de pequenos agricultores, com até 20 hectares.

Fonte: Ascom/Seagri

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM