Semi-UTI Neonatal do Roberto Santos amplia atendimento

Foto de null

Salvador

24 de julho de 2015 às 16h30

 | 

Foto: 

Imagem de Semi-UTI Neonatal do Roberto Santos amplia atendimento

A Semi-UTI Neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, passou a dispor de 23 leitos após reforma e ampliação. A estrutura, reinaugurada na quinta-feira (23), está mais moderna e bem decorada. Ao todo, cerca de R$ 65 mil foram investidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar ainda mais a qualidade dos procedimentos médicos para gestantes e recém-nascidos. 

A unidade conta com equipe de sete técnicos de enfermagem e três enfermeiros por turno. Ela é responsável pela realização de procedimentos como cateterismo, ultrassom, ecocardiografia e atendimento pré e pós operatório, quando não há alta complexidade no caso. O HGRS é referência na Bahia em cirurgias neonatais e a Semi-UTI sempre ofereceu importante suporte para bebês, de até 28 dias, que apresentam patologia, especialmente malformações do sistema nervoso, central e periférico. 

“O básico da Semi-UTI é o atendimento a pacientes que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva, de onde saíram do quadro de gravidade e precisam concluir o tratamento, para chegar em estado clínico que possa receber alta médica. Aqui damos todas as condições dos recém-nascidos se recuperarem”, explicou a enfermeira Nalmy Melo. 

Dezoito leitos da unidade já foram ocupados. Em um deles está João Pedro, de apenas oito dias, que já está prestes a receber alta médica. O bebê nasceu com icterícia, doença em que a criança nasce com a cor da pele amarelada, resultado do excesso de um pigmento no sangue. A mãe Eliane Fiúza ressaltou a importância do suporte da unidade na recuperação do filho. “Eu tive o meu bebê aqui, tive que ficar um tempo na enfermaria, mas assim que reinaugurou [a Semi-UTI] fui encaminhada para cá. Fui recebida muito bem. A equipe médica dá todo o suporte para o recém-nascido ficar bom logo. Eu só tenho o que agradecer”. 

Foto: Reprodução/Secom Governo da Bahia

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM