Secretaria seleciona obras do Concurso sobre Castro Alves

Foto de null

Bahia

18 de agosto de 2016 às 07h05

 | 

Foto: 

Imagem de Secretaria seleciona obras do Concurso sobre Castro Alves

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza até esta quinta-feira (18/08), no auditório da sede, em Salvador, a seleção das obras inscritas no “Concurso Festa Literária na Rede estadual da Bahia: 169 anos de Castro Alves”. Ao todo 121 obras foram inscritas por estudantes da rede estadual em toda Bahia, das quais serão selecionadas cinco de cada gênero literário (poesia, prosa, carta e cordel). O resultado será divulgado na sexta-feira (19), no Portal da Educação. 
 
As apresentações e premiações das 20 criações literárias ocorrem no Sarau Literomusical, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), entre os dias 13 e 16 de outubro. “É muito importante a Secretaria da Educação estar promovendo um concurso que celebre a obra do escritor Castro Alves. O trabalho literário dele continua atual e precisamos incentivar o estudante a conhecer as diversas vertentes temáticas do autor”, explica a professora de Língua Portuguesa, Lucília Coimbra, integrante da comissão julgadora.

Para a professora Regina Gramacho, também da comissão julgadora, e integrante do Grupo de Pesquisa de Educação em Linguagem (Geling), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba), “a prática da literatura nas escolas influencia o desenvolvimento do conhecimento em todas as áreas, além disso, o concurso aborda uma questão histórica de um autor importante da literatura brasileira”, afirma. Ainda participa como jurada, a professora Maria Auxiliadora Wanderley, também da Geling. 
 
Concurso
O objetivo do ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves’ é promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural da Bahia. Os estudantes foram motivados a produzir escritos literários baseados nas diversas temáticas da obra do escritor Castro Alves.

Fonte: Secretaria da Educação

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM