Governo cancela bolsas do Ciências Sem Fronteiras, mas volta atrás

Foto de null

Educação

25 de julho de 2015 às 19h03

 | 

Foto: 

Imagem de Governo cancela bolsas do Ciências Sem Fronteiras, mas volta atrás

Até o fim da tarde de ontem, o estudante que desejasse se inscrever para uma vaga no programa Ciências Sem Fronteiras (CSF) — tanto para graduação quanto para pós — era pego de surpresa com a seguinte mensagem: “Todas as chamadas estão suspensas temporariamente, não havendo prazo para lançamento de novos editais”. No entanto, após O GLOBO entrar em contato com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que participa da coordenação do programa —, o governo voltou atrás e retomou o cronograma para inscrição em bolsas de pós-graduação, além de modificar a mensagem na seção da graduação, passando a indicar um menu para informações sobre as chamadas. Em maio, o MEC sinalizou que o programa teria o número de vagas reduzido na edição deste ano, mas não havia mencionado a suspensão de chamadas.

Em meio à confusão estabelecida na página do CSF na INTERNET, alunos como Pedro Castanheira, que pretende se candidatar a uma bolsa de doutorado pleno em Biologia, ficaram perdidos.

— Onde dizia que estava suspenso agora informa que está aberto. Não estou entendendo mais nada. Não sei qual o posicionamento real do governo quanto às bolsas e quanto à seleção — criticou Castanheira cerca de uma hora e meia depois de seu primeiro contato com O GLOBO, quando lamentava o cancelamento das chamadas e já buscava outras opções.

A desorientação decorrente da abertura e do fechamento das chamadas se estendeu à própria Capes. Ao ser questionado pela reportagem, o órgão desconhecia a origem da mensagem no site, afirmando posteriormente que o comunicado havia partido do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia incumbida também de gerir o programa.

Procurado pelo GLOBO, o CNPq argumentou, em nota, que “por uma falha técnica, foi divulgada uma informação equivocada de que todas as chamadas do programa Ciências sem Fronteiras estariam interrompidas temporariamente. O CNPq informa que a notícia não procede”, acrescentando que a meta geral do CSF foi cumprida, com INVESTIMENTO total de R$ 6,5 bilhões e concessão de cerca de 101 mil bolsas.

A meta inicial do programa era conceder 101 mil bolsas de 2011 a 2015. Deste ano até 2018, a previsão é disponibilizar mais cem mil.

Em maio deste ano, outro comunicado fruto da “confusão” dos setores responsáveis pelo programa já havia causado transtorno. Enviado por uma das entidades parceiras da Capes nos Estados Unidos, um e-mail aconselhou alunos a utilizarem o “jeitinho brasileiro” para se manterem no país no período de férias, durante o qual eles não teriam moradia ou alimentação nas universidades que frequentavam. Na época, a Capes emitiu nota dizendo que a mensagem era “descabida”.

Reprodução: O Globo

Programas

Ver mais

Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Agora, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM