Governo da Bahia investe em lavanderias públicas estaduais

Foto de null

Bahia

18 de agosto de 2016 às 17h50

 | 

Foto: 

Imagem de Governo da Bahia investe em lavanderias públicas estaduais

Em homenagem ao Dia da Lavadeira, o Governo da Bahia realizou celebração na manhã desta quinta-feira (18), com trabalhadoras baianas do ramo, na Lavanderia Santa Luzia, localizada no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. A comemoração foi promovida pelas secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com lavadeiras que trabalham nos equipamentos públicos estaduais em Salvador.

No evento, a SJDHDS foi representada pela diretora-geral, Simone Figueiredo Araújo e pelo coordenador de Administração dos Centros Sociais Urbanos (COAD), Osmário Silva Santos, que compuseram mesa junto com a titular da SPM, Olívia Santana e a representante da Setre, Graciele dos Santos.

Investimento – Para celebrar a data foi promovido um momento gastronômico-cultural com a apresentação da Banda de Percussão Didá, danças e um café da manhã. Também foi anunciado um investimento, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FUNCEP), para aquisição de alguns equipamentos, como: refrigeradores, máquinas de lavar, bebedouros e secadoras de roupa a gás, para cinco lavanderias de Salvador. A ação é uma parceria entre a Setre, SPM e SJDHDS e a entrega dos equipamentos está prevista para outubro deste ano.

“Sinto-me muito honrada por participar dessa celebração e feliz com a parceria entre a secretarias. Com a implementação dessas novas políticas, que proporcionarão tanto a inclusão das lavadeiras no meio profissional, quanto a melhoria da qualidade do serviço, procuramos estimular, promover e fortalecer essa profissão”, explica Simone. Segundo a diretora-geral, a integração intersetorial tem contribuído para o avanço do projeto.


Durante seu pronunciamento, a Secretária Olívia Santana destacou a importância do investimento: “Para nós é uma satisfação muito grande facilitar e melhorar a vida das lavadeiras. Temos que dar visibilidade à vocês, mulheres lavadeiras, e oferecer recursos para que a renda mensal seja ampliada, juntamente com a quantidade de clientes”.

Há mais de 25 anos trabalhando como lavadeira, Lindinalva Pereira Barbosa, 52, ressaltou a importância do projeto que irá beneficiar os equipamentos de trabalho das lavadeiras: “Me sinto honrada porque o projeto vai ajudar a ampliar nosso trabalho. Com certeza, aumentará o número de clientes e nossa renda”, concluiu.

O projeto

“Lavadeiras Ampliando Horizontes” é uma iniciativa da SPM-BA, em parceria com a SJDHDS e a Setre, através da Superintendência de Economia Solidária e do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e melhor inserção social das lavadeiras que utilizam os equipamentos públicos do estado para realizar seu trabalho e que compõem grupo historicamente vulnerável.

Cinco, entre oito lavanderias, serão beneficiadas pelo projeto, sendo elas a Aristides Novis (Dique do Tororó); a Cardeal da Silva (Cosme de Farias); a Julieta Calmon (Boca do Rio); a Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas); e a Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

Fonte: Ascom SPM/ SJDHDS/ Fotos:Elói Corrêa/ Secom-Ba

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM