Lapão recebe equipamentos esportivo, escolar e agrícola

Foto de null

Municípios

26 de julho de 2015 às 09h12

 | 

Foto: 

Imagem de Lapão recebe equipamentos esportivo, escolar e agrícola

O município de Lapão, na região de Irecê (centro norte baiano), se mobilizou neste sábado (25) para receber uma série de equipamentos nas áreas de desenvolvimento urbano, educação, esporte, além de ônibus escolares e máquina agrícola. O governador Rui Costa entregou uma creche pró-infância, uma quadra coberta, a Avenida Hermínio Carvalho e uma motoniveladora. Os equipamentos foram adquiridos com recursos dos governos estadual, federal e municipal. 

A população da cidade preparou uma grande festa e o governador visitou escolas estaduais e municipais. Rui dançou no Reisado Mirim, da Escola Municipal de Salgado, e na Festa Junina no Sertão, da Escola Valentina de Oliveira Matos. Ele também assistiu a apresentações de grupos musicais como a Banda um Velho e um Novo Som, da Escola Deraldo José de Souza. 

Ao entregar a creche, o governador afirmou que “a educação é o nosso carro chefe, uma prioridade do governo. Foi por isso que eu lancei o programa Educar para Transformar [- um Pacto pela Educação]”. De acordo com Rui, a educação “transforma a vida das pessoas de uma cidade, de um país. Eu faço questão de vir prestigiar todos os municípios que têm se alinhado e priorizado a educação. E essa boa semente se inicia com uma creche”. 

Creche e quadra

Lohana Rodrigues, mãe de Alicia, de quase 3 anos, trabalha em casa de família. “Eu não tenho dinheiro para pagar gente para olhar minha filha. Meu marido ganha pouco e eu preciso trabalhar também para sustentar minhas duas filhas”. Ela citou a importância da creche e disse que a garotinha “pede para vir para a escola”. 

Heloísa de Souza está desempregada, é mãe do Anderson, de 1 ano, e acredita que a creche vai facilitar a vida da família. “Eu estou querendo trabalhar e vou deixar ele na creche, [que] vai ser muito boa para todas as mães de Lapão”. 

A quadra poliesportiva recebe elogios de jovens da cidade. Isaías Almeida, 24, diz que o município já contava com outra quadra, mas distante da casa dele. “Aqui no bairro esta é a única. Temos um time completo, vários moleques bons de bola, e essa quadra é uma coisa boa para a garotada”.

Policlínica

De acordo com Rui, a Bahia é um dos poucos estados brasileiros que continua tendo capacidade para obter empréstimos. Ele afirmou que esta é uma alternativa importante para esse período de crise econômica mundial. 

“A crise levou o governo federal a fazer restrições nos investimentos. A Bahia é um dos poucos estados brasileiros que estão em dia, podendo fazer empréstimos em instituições como o Banco Mundial para continuar investindo em infraestrutura, educação, saúde. Este ano eu quero começar, aqui na região, a implantação da policlínica que, articulada com o hospital regional, vai melhorar muito a qualidade do atendimento à população”.

Foto: Reprodução/Gov-Ba

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM