Cartório Integrado da Bahia inicia as atividades nesta segunda-feira (22)

Foto de null

Bahia

22 de agosto de 2016 às 13h18

 | 

Foto: 

Imagem de Cartório Integrado da Bahia inicia as atividades nesta segunda-feira (22)

Com a expectativa de aumentar a produtividade em 30%, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, destacou a importância do Cartório Integrado, inaugurado nesta sexta (19), em solenidade que contou com a presença de magistrados e servidores.

O ato autorizou o começo das atividades do primeiro Cartório Integrado da Bahia já na segunda-feira (22). A unidade reúne, com um novo formato de gestão das pessoas e de fluxos de trabalho, os serviços das 2ª, 5ª, 10ª e 11ª Varas de Relações de Consumo da Capital, no primeiro andar do Fórum Cível Orlando Gomes, Nazaré, em Salvador.

O tempo médio de tramitação de processo nas unidades que integram o cartório, atualmente, é de cinco anos. A perspectiva é de queda deste período para dois a três anos, devido ao novo modo integrado de operação.

No ato de instalação, a presidente do TJBA lembrou que, entre as prioridades da atual gestão, está a valorização do 1º. Grau, como é o exemplo da criação do Cartório Integrado. Lembrou também da importância da Universidade Corporativa (Unicorp) no sentido de fortalecer a capacitação contínua dos servidores e magistrados, incluindo os que vão iniciar o trabalho no Cartório, na segunda-feira (22).

A iniciativa do TJBA é inspirada no Cartório do Futuro do Tribunal de Justiça de São Paulo, em funcionamento desde 2014. “Visitei o Tribunal de Justiça de São Paulo e conheci o Cartório do Futuro. Se a iniciativa de São Paulo mostrou-se tão vitoriosa, não havia motivo para reinventar a roda”, disse. “Com essa união das varas, estamos estabelecendo um novo paradigma”, acrescentou a presidente.

A juíza assessora especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Marielza Brandão Franco, agradeceu a todos os integrantes das equipes de trabalho envolvidas no processo de implantação do cartório. A magistrada ressaltou ainda a sensibilidade da presidente no sentido de acolher esta iniciativa e empenhar-se para a instalação desta unidade.

O diretor de 1º Grau, Cícero Moura, afirmou que tem a certeza que o projeto será exitoso. “A mudança na gestão de pessoas vai suprir uma das maiores deficiências que é a ausência de servidores. No cartório integrado eles vão trabalhar divididos em quatro equipes: administrativo, atendimento, movimentação e cumprimento”, explicou.

A juíza corregedora do cartório integrado, Rita de Cássia Ramos de Carvalho discursou representando os juízes da nova unidade. “Esse momento é um marco, representa a união. O projeto foi muito bem estudado e as equipes de trabalho muito bem preparadas”, ressaltou.

Além da juíza Rita de Cássia, participam do projeto os demais juízes titulares das varas que foram unidas, Roberto Costa, Laura Scaldaferri e Fábio Alexsandro Costa Bastos; e as juízas auxiliares Luciana Amorim e Fernanda Tourinho.

Expectativas
Uma das diretoras do novo cartório, Amarilis Silva, que tem 36 anos no TJBA, está cheia de expectativas para o início dos trabalhos. “Como tenho muito tempo no TJ, eu costurava processos quando cheguei. Então já passei por diversas transformações e estou muito ansiosa para mais uma. Espero que nossa equipe dê conta dessa missão, vai ser uma produção em massa”, declarou.

A escrivã Leila Cristina dos Santos, diretora geral do Cartório do Futuro, contribuiu na capacitação dos servidores e magistrados do TJBA e acompanhará o trabalho na primeira semana de funcionamento do Cartório Integrado.

Também estiveram presentes na solenidade de instalação do Cartório Integrado a 1ª vice-presidente, desembargadora Maria da Purificação da Silva; o corregedor geral de justiça, desembargador Osvaldo Bomfim; os desembargadores Nágila Maria Sales Brito, Márcia Borges Faria, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Roberto Maynard Frank, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, Joanice Maria Guimarães de Jesus, Raimundo Sérgio Sales Cefezeiros, Júlio Cezar Lemos Travessa e Aracy Borges; o juiz Freddy Pitta Lima, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab); o defensor público Gil Braga, representando a Defensoria Pública; e Fabrício Castro, pela Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia.

Texto: Ascom TJBA

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM