Vigilantes do metrô protestam contra morte de colega e salários atrasados

Foto de null

Brasil

30 de agosto de 2016 às 09h58

 | 

Foto: 

Imagem de Vigilantes do metrô protestam contra morte de colega e salários atrasados

Após a morte de um vigilante do metrô na segunda-feira (29), a categoria realiza um protesto na Estação Werneck, na manhã desta terça (30). Os funcionários terceirizados chegaram ao local por volta das 6h e, além de demonstrar repúdio à morte do colega durante o expediente, eles também pretendem reivindicar o pagamento de salários e benefícios atrasados.
“Viemos prestar solidariedade à família do companheiro vitimado ontem, mas tínhamos planejado esse protesto, porque estamos sem receber salário há dois meses e sem receber o vale alimentação há quatro meses. A categoria não aguenta mais o que está acontecendo”, reclama o diretor do Sindicato dos Vigilantes dePernambuco(Sindesv), Gilberto Olímpio. Ainda segundo ele, a insegurança dos profissionais também é uma questão delicada.

“Eles reduziram o número de vigilantes e disseram que era por causa da crise financeira. Agora, são poucos profissionais para dar conta de milhares de passageiros que passam pelas estações todos os dias”, reclamou o representante da categoria. Ainda segundo Olímpio, a empresa terceirizada já adiou a data de pagamento dos salários por três vezes. “Eles jogam a responsabilidade para o metrô e o metrô joga para eles. No final, quem se prejudica é o trabalhador”, pontua.

Segundo o representante do Sindesv, a categoria promete acampar na estação caso não haja resposta da CBTU ou da empresa terceirizada. O G1 tentou entrar em contato com a empresa terceirizada, mas não obteve retorno. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por sua vez, informou ter depositado R$ 1 milhão na conta da empresa terceirizada na segunda (29).

De acordo com o assessor do órgão, Salvino Gomes, o depósito não foi feito anteriormente, porque a empresa apresentava certidões negativas, o que inviabiliza a transferência financeira. Ainda segundo a Companhia, os valores atrasados devem entrar na conta dos trabalhadores até a quarta (31).

Morte no metrô
Na última segunda (29), um vigilante de 51 anos foi assassinado na Estação Ipiranga do Metrô doRecife. De acordo com a Polícia, três homens estacionaram um veículo na frente da entrada de acesso às catracas, entraram no metrô e, na plataforma de embarque e desembarque, efetuaram disparos contra o segurança, que foi atingido na cabeça e no pescoço e morreu no local.

Segundo a CBTU, o crime aconteceu às 11h45. O vigilante, que trabalha há quatro anos no local, estava de colete balístico, mas de nada adiantou. A companhia revelou, ainda, que a Polícia Militar fez buscas na região e chegou a deter três pessoas, que foram levadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.

A estação tinha pouco movimento no momento do assassinato. Por isso, a Polícia Civil vai usar as imagens das câmeras de segurança para identificar os suspeitos.

Reprodução: G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM