Primeira etapa do Censo Escolar termina quarta-feira (31/8)

Foto de null

Bahia

30 de agosto de 2016 às 11h35

 | 

Foto: 

Imagem de Primeira etapa do Censo Escolar termina quarta-feira (31/8)

A primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar de 2016 segue até a próxima quarta-feira (31/8). Diretores e responsáveis por escolas de educação básica de todo o país devem providenciar o preenchimento, pela internet.
 
Durante esse período, serão coletadas informações detalhadas sobre as unidades de ensino públicas e particulares e sobre alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica.
 
Realizado anualmente, o Censo é o principal levantamento estatístico-educacional de âmbito nacional. Os dados, coletados de forma específica, incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes até o movimento e o rendimento escolares. Esse detalhamento é considerado importante e exige rigor dos responsáveis pelo preenchimento. Ele subsidia a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos da União a estados e municípios.
 
As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 
Após o preenchimento por parte dos diretores e responsáveis, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência dos dados coletados. Em seguida, as informações preliminares são publicadas no Diário Oficial da União. O sistema fica aberto também para verificação e eventual correção de informações por um prazo de 30 dias, a contar da publicação.
 
As escolas da Rede Estadual de Ensino devem atualizar as informações de Aluno, Escola, Turma e Transporte diretamente no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Para as demais Redes de Ensino, o preenchimento dos dados do Censo Escolar deve ser feito no sistema Educacenso. 
 
Foi disponibilizado pelo INEP/MEC o Caderno de Instruções que apresenta as principais instruções sobre campos coletados e tabelas de referência para apoiar as escolas na declaração correta declaração dos dados. Também, já constam os formulários de cadastro para as Escolas que necessitem utilizá-los.
 
A Portaria do Inep nº 286/2016, com o cronograma completo do Censo Escolar, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 último.
 
Fonte: Ascom/MEC 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM