Encontro reúne empreendimentos e especialistas da cadeia produtiva do leite em Salvador

Foto de null

Bahia

31 de agosto de 2016 às 13h25

 | 

Foto: 

Imagem de Encontro reúne empreendimentos e especialistas da cadeia produtiva do leite em Salvador

Teve início na última terça-feira (30), em Salvador, o Encontro de Empreendimentos da Agricultura Familiar da Cadeia Produtiva do Leite, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento, que acontece no Auditório do Centro de Formação da SDR, reúne representantes de empreendimentos de diversos Territórios de Identidade baianos e técnicos especialistas em bovinocultura de leite, das diversas áreas da secretaria. O objetivo é traçar estratégias para uma assistência técnica e extensão rural (Ater), que melhore o desempenho da produção de leite no estado.

Atualmente, a Bahia importa 1,5 bilhão, dos 2,5 bilhões de litros de leite consumidos por ano, no estado. Por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR/SDR), o governo estadual irá investir, inicialmente, R$ 20 milhões, para organizar e fortalecer esta cadeia produtiva. Do total de leite produzido na Bahia, a agricultura familiar responde por 64% da produção.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, estão sendo apoiados cerca de 60 empreendimentos da cadeia produtiva do leite. “Nossa meta é trabalhar para que todos os empreendimentos funcionem adequadamente e que os cooperados se desenvolvam, tenham melhores condições de trabalho e melhorem as condições de vida, acessando um conjunto de políticas públicas que incluem, entre outras ações, assistência técnica, acesso ao crédito e inserção nos mercados institucionais e convencionais”. 

Para o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Coomagru), Sérgio Machado Maciel, a expectativa em participar desse encontro com os especialistas na bovinocultura de leite “é de ganhar mais experiência e mais conhecimentos, e avançar na comercialização”. Em 2015, a Coomagru foi beneficiada com a construção de um laticínio, instalado na comunidade de Caldeirão, no município de Uibaí, e por meio do Bahia Produtiva receberá dois caminhões que irá viabilizar o transporte dos produtos.

Na programação do evento, que segue nesta quarta-feira (31), foi apresentada a estratégia de Ater para projetos da bovinocultura de leite e a metodologia de trabalho da rede de especialistas da SDR. “Todas as ações realizadas pela SDR têm a finalidade de consolidar e emancipar os empreendimentos apoiados pelo Estado. E esse encontro, que possibilita a aproximação entre os empreendimentos e os especialistas, deve estimular uma produção sustentável não só no aspecto ambiental, mas também no social e econômico, para melhorar a vida das pessoas”, destacou o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Marcelo Matos.

Rede de especialistas

Por meio da Rede de Especialistas Temáticos, a SDR irá desenvolver uma metodologia multidimensional de Ater, onde serão capacitados agentes comunitários rurais e extensionistas que irão acompanhar e implementar as ações nas unidades produtivas familiares, de referência, no entorno dos projetos apoiados pelo Bahia Produtiva. Essas unidades serão locais de intercâmbio, aprendizagem e troca de experiências. Todas as atividades serão supervisionadas pela rede. Outras equipes de consultores especializados irão atuar na gestão dos empreendimentos.

Segurança alimentar

No encontro, ainda foi apresentado o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho, coordenado pela Suaf, que, atualmente, distribui mudas de palma para municípios de 15 territórios. A previsão é que até o fim desse ano sejam distribuídas aproximadamente 24 milhões de mudas. Também foram abordados temas como os procedimentos para contratação de agentes comunitários rurais (ACR) e de consultores, para a elaboração dos planos de negócios, além de experiências exitosas nas unidades de referência. 

O evento conta com a presença de dirigentes e técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação Executiva de Pesquisa e Extensão (Cepex), CAR e de empreendimentos da agricultura familiar da Bahia, da cadeia produtiva do leite, selecionados em editais do Bahia Produtiva, ou atendidos por outros projetos e programas do Governo da Bahia. Encontro reúne empreendimentos e especialistas da cadeia produtiva do leite em Salvador.

Fonte: Ascom/CAR

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM