Operação flagra motoristas dirigindo mais de 12h sem descanso na BR-116

Foto de null

Bahia

06 de setembro de 2016 às 15h44

 | 

Foto: 

Imagem de Operação flagra motoristas dirigindo mais de 12h sem descanso na BR-116

Resultado de imagem para na BR-116Ação da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), identificou, na segunda-feira (5), 17 motoristas contratados por empresas de transporte de cargas dirigindo há mais de 12 horas, sem intervalo de descanso, em desrespeito à legislação trabalhista, na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

Os auditores se basearam em inspeções e depoimentos dos motoristas, que dirigiam sem intervalo de descanso após um domingo, que costumeiramente corresponde ao dia de descanso dos trabalhadores. O caso mais grave flagrado pelos fiscais foi de um motorista que estava dirigindo há 24 horas e dezoito minutos, sem paradas. No total, foram abordados 53 condutores.

Dois caminhões tiveram a atividade de condução interditada. Um deles por não atender ao descanso interjornada de oito horas, sendo o motorista conduzido ao descanso compulsoriamente. O outro caminhão estava com o tacógrafo, mecanismo que mede a jornada de trabalho do motorista, vencido, em total desacordo com a legislação trabalhista.

Dezessete empresas, que não tiveram os nomes divulgados, serão autuadas pelos auditores fiscais por conta das irregularidades constatadas durante a operação.

Esse é o quarto operativo realizado pela Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia com o objetivo de fiscalizar a jornada dos motoristas de transportes de cargas neste ano. Entre Julho e Agosto, a ação foi realizada na BR-324, próximo a Salvador; na BR-242, em Barreiras e na BR-116 Sul, próximo a Feira de Santana.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM