Final de semana com previsão de tempo quente e com poucas chuvas

Foto de null

Bahia

08 de setembro de 2016 às 19h23

 | 

Foto: 

Imagem de Final de semana com previsão de tempo quente e com poucas chuvas

Resultado de imagem para Final de semana com previsão de tempo quente e com poucas chuvas

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo em, praticamente, toda a Bahia, ou seja, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em área distintas.

Na faixa centro-oeste e norte do Estado, que abrange as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco é o sistema que continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além de deixar o tempo seco, essa massa de ar também está influenciando nas temperaturas dessas regiões. Pois, com a ausência de nuvens estas poderão variar, significativamente, durante o período, a exemplo dos baixos valores a noite e nas primeiras horas da manhã, quando as mínimas poderão chegar aos 17°C e máximas de até 36°C no decorrer do dia.

Essa combinação de tempo seco e altas temperaturas mantém elevado o risco de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Com isso, o alerta quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias deverá ser mantido, uma vez que, uma simples ponta de cigarro pode da origem a uma grande queimada, o que poderá trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e a população.

Dentre esses danos à saúde, está no agravamento daquelas pessoas com problemas relacionados a doenças respiratórias, pois com a fumaça e/ou fuligem, estas poderão se intensificar. Assim, com essa condição de tempo quente e seco, alguns cuidados para amenizar esses danos poderão ser tomados, como o consumo frequente de líquidos, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, sobretudo, nos horários entre às 10h e às 16h, que são considerados os mais nocivos.

Por outro lado, na faixa centro-leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico é o sistema que deve continuar influenciando o tempo, quando deverá manter o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas. Mesmo sendo de fraca intensidade, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas continuam sendo para as localidades mais próximas ao litoral. Quanto às temperaturas nessas regiões, estas continuam mais amenas, ou seja, com valores variando entre mínimas de 15°C e máximas de 33°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, também são esses ventos que continuam influenciando o tempo, o que deixará o céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas. No entanto, estas deverão ser de fraca intensidade e em áreas isoladas. As temperaturas na capital baiana continuam estáveis, mantendo-se entre mínimas de 21°C e máximas de 29°C.
Maré
Para o período entre os dias 09 (sexta-feira) e 11 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 08h às 12h e entre 21h às 24h com valores variando de 1,4 a 2,1 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 02h às 06h e entre 14h às 18h, com valores variando de 0,7 a 1,2 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Uma das características do final do inverno e aproximação da primavera é a elevação nos Índices de Radiação Solar e, consequentemente, a Radiação Ultravioleta. Tal mudança se deve, principalmente, a condição de céu com poucas nuvens, o que resulta na elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 09/09 (sexta-feira) e 11/09 (domingo), que deverão variar de 10 a 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados nas categorias “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo, nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, uma vez que, nesse intervalo de tempo os efeitos dos raios solares são maiores.

Fonte: Inema

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM