PMs detalham flagrante a coronel preso suspeito de pedofilia no Rio

Foto de null

Brasil

13 de setembro de 2016 às 11h12

 | 

Foto: 

Imagem de PMs detalham flagrante a coronel preso suspeito de pedofilia no Rio

PMs que participaram da prisão de coronel reformado suspeito de pedofilia no Rio contam detalhes sobre a abordagem. Oficial chegou a oferecer propina a eles (Foto: Nicolás Satriano/G1)

"Revolta", foi a palavra usada pelo soldado da Polícia Militar Claudio Mattos, do 22º BPM (Maré), para resumir o que sentiu ao ver uma menina de dois anos nua, "com as pernas abertas, chorando muito, em prantos e muito agoniada", deitada no banco de carona de um carro de um homem que aparentava ter entre 50 e 55 anos. Esse homem era o coronel reformado da corporação Pedro Chavarry Duarte, 63 anos, preso suspeito de estupro de vulnerável e corrupção ativa.

Mattos e outros dois policiais militares foram os responsáveis pela prisão em flagrante do coronel, que teria tentado usar de seu poder e até mesmo da tentativa de suborno para evitar ser preso. Em entrevista coletiva no Quartel General da corporação, no Centro, os três PMs contaram detalhes de como foi a abordagem ao oficial e o que sentiram diante do caso.

O flagrante ocorreu na noite de sábado (10), após uma denúncia de que havia uma criança nua dentro do carro de um homem próximo a uma lanchonete em Ramos, Zona Norte do Rio.

"Ela [a criança] estava muito assustada, chorando muito, em prantos, muito agoniada, a farmácia era 100 metros depois do local de abordagem, fui lá, comprei a fralda, coloquei a fraldinha nela, peguei ela no colo", contou o soldado Cláudio Mattos, que não tem filhos, mas sonha em ter.

Ele e o 2º sargento Chouber Batista foram os primeiros a chegar posto de gasolina onde o carro do coronel estava estacionado com a criança. No primeiro momento, os policiais não encontraram o carro citado na denúncia. Porém, um "aperto no coração", conforme descreveu o sargento Batista, motivou ele e o colega de farga a voltarem no local.

"Não conseguimos encontrar o veículo e já estávamos saindo do posto quando deu um aperto no meu coração. Algo me disse que a gente deveria retornar. Retornamos ao posto de gasolina e vieram dois cidadãos, um casal. Um deles apontou um Jetta branco. Fomos atrás. No primeiro momento, pedimos para ele parar o veículo, e ele não parou", contou o sargento.

Os dois PMs tiveram que perseguir o carro suspeito por cerca de 100 metros. Logo depois da abordagem, o oficial ofereceu vantagens administrativas aos PMs para encerrar a ocorrência. "Você pode pedir o que você quiser. Eu sou o presidente da Caixa Beneficente [da Polícia Militar]", teria dito o coronel ao sargento Batista.

Entre os benefícios, o oficial ofereceu escalas e locais privilegiados para trabalhar. Ele evitou, porém, falar em dinheiro e se posicionou longe da viatura. Segundo os PMs, era uma manobra inteligente para ficar fora do alcance das câmeras que há no veículo.

Depois da abordagem, se juntou à dupla de policiais o subtenente Ismail Isidoro. Pai e avô, ele qualificou como "vil" a atitutde do coronel e enalteceu o trabalho de seus colegas.

"Uma ação vil, que foi reprimida da forma que foi reprimida. Ele foi preso, autuado, levado para a DP [delegacia] e por nós foi conduzido ao Batalhão Especial Prisional, está no presídio e nós fizemos a nossa parte", frisou.

A postura dos três PMs chegou a ser elogiada pelo diretor do Departamento de Polícia Especializada, delegado Ronaldo Oliveira, em coletiva de imprensa realizada na Cidade da Polícia. "Quem conhece a hierarquia militar sabe como é difícil esses policiais darem essa voz de prisão e trazerem um coronel à Central de Garantias da Polícia Judiciária", disse o delegado.

 

Coronel reformado é preso acusado de estuprar menina de 2 anos (Foto: GNews)Justiça decreta prisão do coronel
O coronel Pedro Chavarry Duarte teve a prisão preventiva decretada na tarde deste segunda-feira (12) pela Justiça do Rio de Janeiro. Ele está preso do Batalhão Prisional da PM em Niterói, na Região Metropolitana. Há mais de 20 anos ele já tinha sido acusado de um outro crime contra uma criança, mas foi absolvido. A polícia civil do Rio investiga agora se ele fez outras vítimas.

Em 1993, Pedro Chavarry Duarte já tinha sido preso em flagrante ao lado de um bebê. Na época, a suspeita era de tráfico de crianças. Mas acabou sendo denunciado por maus tratos e abandono. Depois foi absolvido. Em 2014, concorreu a deputado federal pelo PSL. Atualmente, o coronel aposentado é presidente da Caixa Beneficente da PM.

Suspeita de aliciamento também foi presa
Também nesta segunda-feira, a Justiça mandou prender Thuane Pimenta dos Santos, de 23 anos que confirmou, em depoimento à polícia, ter entregado a criança de 2 anos nas mãos do coronel horas antes dele ser preso no sábado. Em seu depoimento, ela alegou que foi junto com Chavarry e a criança a uma lanchonete, mas teve de voltar em casa para buscar o celular e, por isso, teria deixado a criança com o oficial da PM.

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM