Dilma e governadores devem criar uma agenda que atenda aos brasileiros, diz Rui

Foto de null

Política

29 de julho de 2015 às 21h46

 | 

Foto: 

Imagem de Dilma e governadores devem criar uma agenda que atenda aos brasileiros, diz Rui

A criação de “uma agenda para o país e para os brasileiros, e não para o partido a, b ou c” é o que espera o governador Rui Costa da reunião que acontecerá em Brasília, nesta quinta-feira (30), entre a presidenta Dilma Rousseff e os governadores dos estados. Todos os 27 foram convidados para unificar um “pacto pela governabilidade”, às 16h, no Palácio do Planalto.
 
É momento, explicou Rui, das autoridades mostrarem responsabilidade na condução dos destinos do país. “Quando o clima político se acirra e se começa a aprovar projetos (no Congresso) para desgastar o governo, ou na linha do quanto pior, melhor, quem paga um alto preço é a população brasileira”, disse. Ele elogiou a atitude de Dilma e informou que proporá que esses encontros tornem-se regulares, uma vez que temas como segurança pública e novas fontes de financiamento para a saúde devem ser objetos constantes de debate: “A presidenta e os governadores precisam se unir e dar soluções para essas questões essenciais na vida da população”.
 

  • Nordeste

 
Entre os governadores do Nordeste, outra grande preocupação é a economia. Com quedas acentuadas na arrecadação, eles buscam alternativas para seus problemas de caixa. Citam como exemplo a necessidade de que o Fundo de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura e o Fundo de Compensação, criados a partir da Medida Provisória 683 de 2015, tenham lastro. Isso porque a fonte dos recursos seria proveniente da repatriação de remessas ilegais feitas para o exterior. Ou seja, não se pode fixar um valor. E “a provável variação torna imprevisível a disponibilidade de recursos que haverá para os estados”, afirmou o representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, falando do desequilíbrio entre estados ricos e pobres que poderá ser ainda maior com o fim da guerra fiscal.
 
Outro questionamento que fazem os governadores é sobre é a utilização de depósitos judiciais por estados e municípios para o pagamento de precatórios, dívida pública, investimentos e despesas previdenciárias. A possibilidade de usar esses recursos foi aprovada pelo Congresso Nacional e deve ser sancionada pela presidente nos próximos dias. A avaliação geral é que a iniciativa pode ser útil. Contudo, outras medidas deverão ser pactuadas para que o equilíbrio das finanças dos estados seja alcançado.

 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM