Bahia é dos estados favoritos dos paulistanos que viajam a lazer

Foto de null

Bahia

21 de setembro de 2016 às 16h20

 | 

Foto: 

Imagem de Bahia é dos estados favoritos dos paulistanos que viajam a lazer

A magia de suas crenças, o encanto do seu povo, a riqueza histórica e artística do seu patrimônio e a diversidade de sua costa marítima fazem da Bahia o destino turístico favorito dos paulistanos das classes A e B, segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha para a revista Viaja São Paulo, pertencente ao Grupo Folha, e publicada neste mês de setembro.

A pesquisa indicou que a Bahia, ao lado do Rio de Janeiro, desponta como o estado brasileiro de destino turístico preferido da maior parte dos 827 paulistanos consultados pelo DataFolha, com 12% e 14%, respectivamente. Entre os jovens solteiros, segundo o levantamento, a preferência recai sobre a cidade de Porto Seguro (com 7%), no sul da Bahia, onde se encontram belas praias, agito constante e gente bonita. Além de Porto Seguro, outra preferida dos paulistanos solteiros é o Rio de Janeiro, que marcou apenas um ponto a mais que a cidade baiana.

Entre os aeroportos nordestinos favoritos dos paulistanos, o de Salvador só perde para o de Recife, e assim mesmo por apenas um ponto percentual. De acordo com a pesquisa, 10% dos paulistanos escolheram o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães como o segundo melhor do Nordeste. E os motivos, de acordo com a pesquisa, pode estar no túnel de bambuzais que se forma na entrada do aeroporto, na tranquilidade no embarque e desembarque, e, surpreendendo os paulistanos, segundo a revista Viaja Folha, o mix de lojas que oferecem artigos e artesanato da cultura local.

Outro destaque do aeroporto de Salvador, para os visitantes, é o tabuleiro da baiana do Acarajé. O comparativo dos três aeroportos nordestinos apontados como os favoritos na pesquisa – Recife, Salvador e Fortaleza – coloca o aeroporto baiano na frente dos demais em todos os quesitos relacionados pela revista paulista – número de passageiros que passaram pelo equipamento de janeiro a julho deste ano; número de lojas; extensão da pista principal (empata com o de Recife) e dimensão do terminal de passageiros.

O levantamento do DataFolha, que consultou paulistanos que viajaram nos últimos 12 meses para outros estados do País, só fez confirmar o que já se sabia. A Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros e, especialmente, dos paulistanos, que encontram no estado um conjunto de atrativos, a começar pela capital baiana.

Salvador 

Dotada de um conjunto urbanístico e arquitetônico formado pelo Centro Histórico de Salvador – declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985 –, Salvador atrai visitantes pela imensa diversidade cultural, religiosa, gastronômica e, sobretudo, em razão do seu povo alegre e receptivo. Somado a tudo isso, uma imensidão de praias que se descortinam ao longo de sua orla, recortada pela Baía de Todos-os-Santos, transformando a cidade em um diversificado cartão postal.

Todos os caminhos levam os visitantes ao Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador
Todos os caminhos levam os visitantes ao Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador

Na reportagem da Viaja São Paulo, a pesquisa indica que há vários motivos que tornam Salvador e Rio as duas cidades preferidas dos paulistanos. Ambas foram capitais do Brasil, primeiro a Bahia, e depois o Rio; o Carnaval, marcante em ambas as capitais, cada uma a seu modo; os símbolos máximos da Cristandade – a imagem do Senhor do Bonfim e a Igreja que leva o mesmo nome, em Salvador; e a estátua de 30 metros, do Cristo Redentor, no alto do Corcovado. E por fim, lembra a revista, o litoral da costa baiana e o verde e azul das praias do norte fluminense “tornam os dois Estados praticamente imbatíveis nesse quesito”.

De acordo com a publicação, o clima tropical de Porto Seguro tem atraído quem quer curtir sozinho ou ficar bem acompanhado, daí a preferência dos solteiros pela cidade. “A natureza foi generosa com Porto Seguro e reuniu em seus quase 90 quilômetros de praias azul – esverdeado belezas naturais em toda a sua faixa litorânea – que se estende da Cidade Histórica, no centro, passando pelos distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso, até Caraíva”, descreve a revista.

Segundo o levantamento do Instituto DataFolha, o distrito de Arraial D’Ajuda é o mais procurado pelos solteiros porque reúne gente descolada principalmente no Carnaval e no fim do ano. Diz a revista- “estreita e toda de paralelepípedos, a rua de Mucugê, conhecida também como Caminho das Pedras, se autodenomina de ‘a rua mais charmosa do Brasil’ e reúne os mais movimentados bares com música ao vivo, restaurantes e boutiques que ficam abertos até de madrugada na alta temporada”.

Fonte: Bahiatursa/ Fotos: Camila Souza/GOVBA

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM