Lotada, maternidade suspende novas internações em Itabuna

Foto de null

Municípios

30 de julho de 2015 às 15h45

 | 

Foto: 

Imagem de Lotada, maternidade suspende novas internações em Itabuna

Por conta da superlotação, a maternidade do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, sul do estado, suspendeu a admissão de novas internações. Atualmente, são 52 bebês internados, que tem uma Unidade de Terapia Intensa (UTI) Neonatal com capacidade de atendimento de 32 recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A maternidade conta ainda com uma nova unidade destinada a atendimentos intermediários, mas ainda assim não consegue suprir a demanda.

A diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Irla Chavéz, informou que a situação ocorre porque a unidade atende a muitas cidades. “Somos a única UTI Neonatal no entorno de 130 municípios. Nós sempre vivemos cheios, mas não tanto como agora. Somos a única maternidade que funciona do jeito que a gente funciona, atendendo alto risco, com UTI Neonatal, pediatra na sala de parto e tudo mais”, informou.

A demanda da unidade costumava ser de 175 partos por mês, número que chega a 450 atualmente, segundo informações da diretoria.

“Estamos nos virando como a gente pode. A gente está conseguindo atender, mas a gente precisa receber por isso”, reclamou a diretora. A gestora apontou que os novos pedidos de atendimento que chegam à maternidade são encaminhados para a central de regulação estadual, a fim de realocar os pacientes.

A prefeitura disse que não tem com ampliar o contrato, porque o hospital não tem leitos suficientes. O governo explicou que, para ampliar o contrato, seria necessário criar uma comissão para atender ao pedido.

Foto: Reprodução/G1-Globo

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM