Lauro de Freitas ganha UPA e centro odontológico

Foto de null

Municípios

31 de julho de 2015 às 14h20

 | 

Foto: 

Imagem de Lauro de Freitas ganha UPA e centro odontológico

Nesta sexta-feira (31), a população amanheceu com muitos motivos para comemorar, é aniversário do município de Lauro de Freitas. Na tarde de ontem (30), foram inauguradas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24 horas e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro de Itinga. Os dois novos equipamentos de saúde deverão atender aproximadamente 17 mil munícipes por mês, desafogando o fluxo nos Prontos Atendimentos (PA).

A UPA em questão já havia sido inaugurada no final de 2012, durante a gestão do ex-prefeito Marcelo Abreu, mas não funcionou. O local foi entregue sem rede hidráulica, de gases e de energia, bem como ausência de equipamentos necessários para o atendimento. A situação gerou abertura de sindicâncias (internas e externas) e um processo judicial, para averiguar a utilização do recurso encaminhado pelo Governo Federal. 

Agora, depois de um investimento de mais de R$ 1 milhão retirados exclusivamente do tesouro municipal, a unidade começa a servir a população. “A Itinga esperava muito por isso. Não que a saúde dependesse dessa UPA, mas aqui é emblemático. Posso garantir que é a melhor UPA do Estado da Bahia, é a melhor do Brasil. E sabe onde é? No coração da periferia, onde mora o guetto. É com equipamentos como esse que a gente melhora e da dignidade para a comunidade”, desabafou o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva. As novas unidades fazem parte do Complexo de Saúde de Itinga. Além destas, um Pronto Atendimento Pediátrico, Centro de Saúde da Mulher e do Homem, mais uma Clínica do Idoso, Farmácia Municipal e nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão previstos para serem inaugurados ainda na gestão do atual prefeito.

“Criamos a primeira Clínica do Idoso da Bahia. O Brasil todo tem clínica do homem, da mulher, mas não tinha clínica do idoso. Vamos construir pelo menos mais 11 equipamentos de saúde. Eu quero transformar Lauro de Freitas na cidade da saúde”, garantiu Paiva.
O secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas, o vice-governador João Leão, o secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Bruno Barreto, vereadores e munícipes marcaram presença no evento.

“Esses dois equipamentos são fundamentais para assegurar a atenção básica. O CEO tem uma garantia assistencial odontológica e a UPA vai ser um equipamento fundamental na estruturação da rede de urgência e emergência da região de Lauro de Freitas, permitindo qualificar o atendimento do hospital de referência da região, que é o Menandro de Farias”, destacou.

O vice-governador, João Leão, afirmou ter ficado encantado com toda a estrutura e equipamentos do Centro de Especialidades Odontológicas. “Essas obras vêm trazer uma segurança para a população, em se tratando de assistência médica. Vêm para fazer com que a população tenha uma saúde melhor. O CEO é um espetáculo, saio daqui encantado. É o povo de Lauro de Freitas sorrindo bonito”, comemorou.

“A UPA é porte tipo II necessária para atender nossa população. A unidade de pronto atendimento atenderá urgência e emergência 24h. Terá 17 leitos de observação e uma capacidade de atender até 400 pacientes por dia. Atenderá problemas de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Nossa UPA terá uma estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames, dentre outros”, explicou o secretário municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Bruno Barreto. Já o CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 22h. “Ofertamos serviços especializados de odontologia. Antes, a única opção era a extração do dente, então teremos aqui uma especialidade para proporcionar saúde para o paciente. Inclusive, aqueles que não tiveram alternativas e optaram por extrair o dente terão prótese aqui. Inicialmente, teremos 10 dentistas trabalhando”, destacou a coordenadora de saúde bucal de Lauro de Freitas, Carla Gama.

Foto: Reprodução/ Tribuna da Bahia

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM