Servidores protestam no HGRS por reposição salarial

Foto de null

Salvador

09 de novembro de 2016 às 16h15

 | 

Foto: 

14993459_1234662369905966_2553835787124558970_nEm protesto contra a falta de resposta do governo estadual sobre a reposição salarial 2016 e retirada de direitos adquiridos, servidores do Hospital Geral Roberto Santos, liderados pelo Sindsaúde-Ba, paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (9) e promoveram manifestação, com caminhada até a Rua Direta do Saboeiro, no Cabula. Em consequência, o trânsito na área ficou congestionado e os sindicalistas aproveitaram para chamar a atenção da população para a dificuldade de acesso ao hospital, em função da paralisação das obras e da retirada das linhas de ônibus que paravam em frente ao HGRS.

“Já estamos no final de 2016 e até agora o governo vem se omitindo em relação à reposição salarial dos trabalhadores, infringindo a lei da data base e ignorando a ação movida pelo Sindsaúde, com parecer favorável da Justiça exigindo que ele se pronuncie. Já fizemos até caravana ao STF, juntamente com outras entidades, para fortalecer nossa ação no Judiciário”, frisou o presidente do sindicato, Sílvio Roberto dos Anjos e Silva.

Ele protestou, também, contra a omissão da gestão em relação a outras demandas da categoria, como o retorno da insalubridade, retirada de muitos servidores em 2015, e o pagamento das progressões, com retroativo a novembro 2014. Entre as reivindicações dos servidores do Roberto Santos, uma das mais citadas foi a necessidade de realização de concurso público para todas as áreas, inclusive funções administrativas, visando minimizar a sobrecarga de trabalho e melhorar a qualidade do atendimento ao público.

Funcionária do HGRS e secretária-geral do Sindsaúde, Inalba Fontenelle denunciou a paralisação das obras no entorno do hospital, avaliadas em R$6 milhões, e a construção do chamado “muro da vergonha”, que dificulta ainda mais o acesso dos usuários à unidade. “Disseram que a retirada dos ônibus seria provisória, mas estamos vendo que será definitiva, prejudicando as pessoas que dependem do transporte coletivo e estão expostas a andar grandes distâncias no sol ou na chuva, sem falar no risco de assaltos”, frisou.

Contra a PEC 241/55

A vereadora Aladilce Souza, também diretora da entidade, classificou a manifestação como uma demonstração da disposição de luta da categoria contra a retirada de direitos e pela melhoria das condições de trabalho. Ela ressaltou também a importância dos servidores se engajarem na mobilização nacional contra a aprovação da PEC 241/55 no Senado Federal, “porque ela representa o enterro do sistema público de saúde e dos demais serviços públicos, uma vez que congela investimentos e salários por 20 anos”. Aladilce e os demais diretores do sindicato conclamaram trabalhadores e usuários do hospital a aderir ao Dia Nacional de Greve e Paralisação, nesta sexta-feira (11), contra a PEC e as reformas trabalhista, da Previdência e do ensino.

Agenda

A atividade no HGRS fez parte do calendário de mobilização aprovado pelos trabalhadores da Saúde em assembleia do Sindsaúde-Ba, envolvendo manifestações e paralisações em várias unidades da rede estadual em Salvador. A agenda de mobilização inclui, ainda, as seguintes paralisações no mês de novembro: dia 17, no Complexo Hospitalar Cezar Araújo – Pau Miúdo, (H. E.O.M e H. E. S. Filho com manifestação a partir das 8h; dia 23, no CAS (Iguatemi); e dia 25 do Grupo Ocupacional Técnicos Administrativos da SESAB, no CAB, também a partir das 8h.

O calendário de atividades abrange, também, o Iº Encontro dos Profissionais da Enfermagem do Estado da Bahia, dia 30, no Hotel Sol Barra, das 8 às 17h, e assembleia geral dos servidores da Saúde para avaliar o movimento e definir os novos rumos.

Fonte: Sindsaude

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM