Políticas Públicas para a juventude é tema de audiência pública

Foto de null

Política

05 de agosto de 2015 às 16h45

 | 

Foto: 

Imagem de Políticas Públicas para a juventude é tema de audiência pública

A Câmara Municipal de Salvador promoveu nesta semana, no auditório do Edifício Bahia Center, uma audiência pública para debater o Estatuto em Defesa dos Direitos da Juventude (PL 31/2013), e a Conferência Municipal da Juventude que será realizada no próximo mês. O evento foi presidido pelo vereador Gilmar Santiago (PT), e contou com a participação de representantes do Movimento Negro e entidades estudantis.

O vereador falou da importância em discutir a criação de políticas públicas para a juventude de Salvador, considerada a cidade com maior número de negros do país, segundo mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2011. "É preciso chamar atenção para o que vem acontecendo com nossa juventude, e colocar na agenda pública a principal contradição desta cidade, que é negra, mas é administrada por uma elite branca. Devemos mais do que nunca colocar em prática aquilo que aprendemos ao longo do tempo: resistência", disse.

O debate abordou assuntos como o número crescente de jovens negros mortos durante as abordagens policiais em bairros periféricos, o projeto de lei 31/2013, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, e a polêmica em torno da redução da maioridade penal. Os mesmos temas serão debatidos ainda durante a Conferência Municipal da Juventude, a ser realizada nos dias 1º e 2 de Setembro, em Salvador.

Também fizeram parte da mesa, Musa Ramalho, diretora da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Jabes Soares, coordenador de Políticas para a Juventude; Monique Evelin, do movimento Desabafo Social; Agnaldo Almeida, presidente do Conselho Estadual da Juventude; e Bruna Rocha, do Enegrecer.

(Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Salvador)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM