TRF-2 nega pedido de habeas corpus de Sérgio Cabral

Foto de null

Brasil

21 de novembro de 2016 às 16h21

 | 

Foto: 

Imagem de TRF-2 nega pedido de habeas corpus de Sérgio Cabral

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral é conduzido por agentes da Polícia Federal após ser preso em nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro (Foto: Guito Moreto/Agência O Globo)O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio, negou, nesta segunda-feira (21), o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-governador Sérgio Cabral. No despacho, o desembargador Abel Gomes justifica que faltam às alegações dos advogados de Cabral relato "concatenado e substancial" que possa mostrar que não houve "justa causa" para a prisão preventiva do ex-governador. Sérgio Cabral foi preso na última quinta-feira (17) suspeito de cobrar propinas milionárias para fechar contratos públicos. 

Ainda segunto a decisão do TRF da 2ª Região, faltam também aos argumentos da defesa de Cabral documentos que permitam a "instrução do pedido" de habeas corpus. Os advogados de Sérgio Cabral alegaram que a prisão do ex-governador constituía "prévia e antecipada condenação à pena privativa de liberdade". 

A defesa argumenta que Cabral "nunca foi ouvido" pelo juízo da 7ª Vara Federal Criminal, responsável pela decisão de prender preventivamente o ex-governador. "Por mais grave que o fato seja, exige o devido processo legal, direito constitucionalmente assegurado", sustentam os advogados. 

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral é conduzido por agentes da Polícia Federal após ser preso em nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro (Foto: Guito Moreto/Agência O Globo) 

Prisão 
Cabral foi preso por agentes da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Calicute. Além dele, foram expedidos pela Justiça Federal mais oito mandados de prisão preventiva (sem prazo determinado) e dois mandados de prisão temporária (com prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco). Também houve outros 14 mandados de condução coercitiva, quando o suspeito é obrigado a ir prestar depoimento e depois liberado. 

Reprodução: G1 - RJ/ (Foto: Guito Moreto/Agência O Globo)

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM