Conselheiro da Comissão de Ética pede afastamento do caso Geddel

Foto de null

Política

24 de novembro de 2016 às 07h17

 | 

Foto: 

Imagem de Conselheiro da Comissão de Ética pede afastamento do caso Geddel

O conselheiro da Comissão de Ética da Presidência (CEP), que havia pedido vista do processo que investiga o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e recuado no mesmo dia, pediu afastamento do caso. José Leite Saraiva Filho anunciou a decisão nesta quarta-feira, citando matérias de jornais que questionaram sua isenção para julgar o ministro. Saraiva é o único da comissão que foi nomeado pelo governo Michel Temer.
 
"Suspeição por fatos supervenientes, consistentes nos questionamentos divulgados em veículos de comunicação, a respeito da minha isenção para atuar na questão", escreveu Saraiva ao presidente da CEP, Mauro Menezes.
Saraiva foi condecorado com o título de cidadão de Salvador a partir de um pedido do então governador Pedro Godinho (PMDB), aliado de Geddel. Segundo reportagem da "Folha de S. Paulo" nesta quarta-feira, Saraiva é advogado da entidade de construtoras da Bahia, que inclui a dona do empreendimento La Vue, onde Gedel tem uma unidade. Saraiva representaria a associação em ação contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Na última sexta-feira, Geddel foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tê-lo pressionado a liberar uma licença do Iphan para um prédio em área tombada na capital baiana, no qual Geddel tem apartamento.
 
Na última segunda-feira, a Comissão de Ética da Presidência decidiu votar a abertura de um processo contra Geddel Vieira Lima. Entretanto, José Leite Saraiva Filho havia pedido vista, adiando o julgamento. Horas depois, após ligação do próprio Geddel para a comissão e do anúncio de Michel Temer garantindo a permanência do ministro na Secretaria de Governo, Saraiva recuou e liberou o processo, que teve votação unânime a favor de sua abertura.

Reprodução: Bocão News
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM