Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos, em São Paulo

Foto de null

Brasil

14 de dezembro de 2016 às 12h17

 | 

Foto: 

Imagem de Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos, em São Paulo

CNBB/Divulgação. Dom Paulo Evaristo Arns. O arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, morreu nesta quarta-feira, (14/12), na capital paulista. Ele tinha 95 anos e estava internado no Hospital Santa Catariana, em São Paulo, desde o dia 28 de novembro para tratamento de uma broncopneumonia.

Trabalho pastoral de Dom Arns era voltado a moradores da periferia

Dom Paulo Arns, nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, em 1921. Quinto de treze filhos do casal Gabriel Arns e Helena Steiner, brasileiros, descendentes de imigrantes alemães, ingressou no noviciado em 1940, em Rodeio (SC). Cursou Filosofia em Curitiba e Teologia em Petrópolis. Três de suas irmãs tornaram-se freiras, e um irmão faz parte da Ordem dos Frades Menores. Era também irmão de Zilda Arns, médica sanitarista, fundadora junto com Dom Paulo, da Pastoral da Criança, uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Ela morreu em um terremoto no Haiti em 2010, quando realizava ações humanitárias. 

Nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em outubro de 1970, exerceu o cargo até 15 de abril de 1998, quando renunciou, por limite de idade, recebeu o título de Arcebispo emérito de São Paulo.

Religião e política

O trabalho pastoral de Dom Paulo Arns foi voltado aos moradores da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base nos bairros, principalmente nos mais pobres, e à defesa dos direitos humanos. Foi o fundador e líder da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, e sua atividade política era claramente vinculada à sua fé religiosa. Segundo ele, a atuação contra a repressão da ditadura ganhou destaque em 1969, quando passou a defender seminaristas dominicanos presos por ajudarem militantes opositores. 

Linha do tempo Dom Paulo Evaristo Arns

1921 - Nasce em Forquilhinha (SC)

1940 - Entra para o seminário franciscano

1945 - Ordenado sacerdote

1966 - Eleito bispo auxiliar de São Paulo

1970 - Nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI

1973 - Torna-se Cardeal

1985 – lançamento do livro Brasil: Nunca Mais

1998 - Renuncia ao cargo de arcebispo, por limite de idade, e recebe o título de arcebispo emérito de São Paulo

2016 – Morre em São Paulo (SP)

Reprodução: Correio Brasiliense

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM