Após liminar, prefeito e vice afastados voltam aos cargos em cidade da Bahia

Foto de null

Política

16 de dezembro de 2016 às 08h03

 | 

Foto: 

Imagem de Após liminar, prefeito e vice afastados voltam aos cargos em cidade da Bahia

Resultado de imagem para Câmara Municipal Santa Cruz Cabrália, no sul da BahiaO Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu na quinta-feira (15) a liminar que afastou dos cargos, no dia 7 de dezembro, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, o vice-prefeito, Alexandre Carvalho Leite, e o chefe de gabinete, Filipe Costa Monteiro Pontes. Com a suspensão da liminar, os investigados voltam aos cargos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Peixoto, havia assumido o cargo de prefeito, na terça-feira (13).

A desembargadora Maria do Socorro Santiago entendeu que não há indícios que comprovem que a permanência deles nos cargos prejudique a apuração de denúncias de desvio de dinheiro público, durante as eleições municipais deste ano.

Afastamento
O afastamento de Pontes, que tinha prazo máximo de 180 dias, foi definido após decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), assinada pela juíza Nemora de Lima Janssen, no dia 7 de dezembro.

O prefeito negou, na ocasião, as acusações e disse ao G1 que que pretendia recorrer.

"Houve uma decisão, uma medida unilateral de uma juiza de primeira instância. Mas ainda não fui notificado e claro que vou recorrer quando isso acontecer.  Foi uma decisão arbitrária", declarou, em contato por telefone.

Investigação
O prefeito, o vice e o chefe de gabinete são acusados de improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público, que apurou denúncias de desvio de R$ 236.668,54 dos cofres públicos, durante a campanha para as eleições municipais deste ano.

De acordo com a investigação, foram constatadas ilegalidades e fraudes no abastecimento de combustíveis, respectivos pagamentos e emissão de notas fiscais na campanha do vice-prefeito, Alexandre Carvalho, que era candidato à reeleição no pleito deste ano, mas foi derrotado.

Na decisão, a juíza ainda determinou a indisponibilidade de bens e ativos financeiros do prefeito, vice-prefeito e chefe de gabinete, até o limite necessário para garantir o integral ressarcimento do dinheiro público, no montante de R$ 236.668,54. Mesmo afastados, os três permanecem, entretanto, recebendo os salários mensais referentes aos cargos.

O G1 não conseguiu contato na terça-feira com o vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália, Alexandre Carvalho Leite, e nem com o chefe de gabinete da prefeitura, Filipe Costa Monteiro Pontes.

Reprodução/G1

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM