Manifestantes protestam contra o fechamento da UPA de Escada

Foto de null

Ligação Direta

28 de dezembro de 2016 às 11h25

 | 

Foto: 

Imagem de Manifestantes protestam contra o fechamento da  UPA de Escada

Dezenas de pessoas promoveram uma manifestação na manhã desta quarta-feira ,28, em protesto pelo fechamento pelo governo do estado da UPA localizada no bairro de Escada no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Os manifestantes chegaram a fechar as duas pistas da Avenida Suburbana por alguns momentos mas logo em seguida liberaram metade da pista nos dois sentidos.

Resultado de imagem para fotos do secretario de saude do estadofabio villas boas

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, em entrevista ao repórter Fabrício Cunha na última segunda, 26, disse que o fechamento da UPA foi uma exigência do Tribunal de Contas do Estado.

Entretanto, o coordenador de jornalismo do programa Ligação Direta, Marcelo Carvalho, solicitou ao Tribunal de Contas do Estado que confirmasse se o fechamento da UPA foi uma exigência do TCE, que desmentiu a versão do secretário Fábio Villas Boas. Leia a Nota do TCE :

 

TCE/BA não determinou fechamento da UPA de Escada

Em relação à nota intitulada “UPA de Escada fecha e encerra cerca de sete mil atendimentos ao mês”, publicada no último domingo (25.12) em diversos portais da internet, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) esclarece que o Relatório de Auditoria não recomenda o fechamento da UPA de Escada, mas tão somente que se regularize a contratação da entidade que explora o equipamento. A auditoria na prestação de contas do exercício de 2015 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que ainda não foi definitivamente julgada pelo Plenário do TCE/BA, apontou a necessidade de regularização do processo de contratação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tipo III, no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário do município de Salvador/BA.

Assessoria de Comunicação do TCE-BA

 

O Coordenador  de Jornalismo também solicitou um posicionamento oficial da Sesab sobre o fechamento da UPA de Escada. Leia a Nota da Sesab :

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que não é atribuição do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinar fechamento de unidades. O encerramento do contrato da Sesab com a empresa que fazia a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Escada se deveu à inexistência de instrumentos legais que permitam a continuidade da relação contratual, após notificação do TCE da irregularidade da forma atual de contratação. Esta é a única UPA privada do país, sendo que esta condição atípica impediu as adequações jurídicas e contratuais necessárias à continuidade contrato. A Sesab esclarece que não haverá desassistência, visto que a região dispõe de atendimento de urgência e emergência na UPA de Periperi e no Hospital do Subúrbio, em casos mais graves. Além disso, existe ainda atendimento de emergência ginecológica e obstétrica, assistência ao parto e abortamento no Hospital João Batista Caribé e leitos de retaguarda no Hospital Alayde Costa.

Ascom Sesab

 

Resultado de imagem para fotos do presidente do sindimed bahia

Presidente do Sindimed, Francisco Magalhães

Apelo

Na manhã desta quarta-feira, 28, o repórter do Ligação Direta, Fabrício Cunha, entrevistou o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, que fez um apelo dramático ao governador Rui Costa para que não feche a UPA  ou transfira o corpo clínico e  de funcionários da UPA de Escada para a UPA de Plataforma que está pronta, mas através de uma outra empresa que não seja a Pró Saúde.

O presidente do Sindimed disse que se reunirá amanhã, 29, com lideranças do Subúrbio Ferroviário para decidir quais as providências a serem tomadas para  impedir o fechamento da UPA. Segundo informações de pessoas da comunidade, já foi dada entrada numa ação no Ministério Púbico Estadual contra o secretário Fábio Villas Boas pelo fechamento da UPA, que atende 100mil pessoas por ano. 

Veja abaixo a matéria do repórter Fabrício Cunha com o presidente do Sindmed, Francisco Magalhães

Por Alberval Figueiredo com colaboração do repórter Fabrício Cunha

Jornalista

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM