Neymar pode ficar de fora da final da Bola de Ouro

Foto de null

Esporte

14 de agosto de 2015 às 07h41

 | 

Foto: 

Imagem de Neymar pode ficar de fora da final da Bola de Ouro

Os tempos realmente mudaram e Neymar parece estar atravessando uma péssima fase. Há sete anos o Brasil não tem representantes na premiação. Antes desse período, um brasileiro sempre esteve entre os três finalistas da Bola de Ouro, como no caso de 2002, quando a Seleção foi campeã da Copa do Mundo e Ronaldo Fenômeno foi eleito o melhor do mundo pela Fifa, a 2007, quando Kaká novamente levou o prêmio.

Neymar, principal craque do país na atualidade, corre o risco de não concorrer ao prêmio de melhor do mundo neste ano. O camisa 11 do Barça ficou de fora da lista de finalistas do Melhor Jogador da Europa, em eleição realizada pela Uefa. O uruguaio Luis Suárez, além de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo concorrem ao prêmio.

O jogador ficou no top 10 da entidade máxima do futebol europeu, na quinta colocação, atrás também do goleiro da Juventus, o italiano Gianluigi Buffon, vice-campeão da Uefa Champions League com a Velha Senhora. Ainda restam alguns meses para a eleição da Fifa, mas o sonho de ver um brasileiro na disputa está cada vez mais distante.

Embora o prêmio individual, por vezes, seja minimizado, até pelos próprios jogadores, a importância de ter Neymar ao lado de CR7 e Messi é muito grande para o craque e para a torcida brasileira. Nos últimos sete anos, em que os craques maiores de Real Madrid e Barcelona dividiram o prêmio, alguns foram os coadjuvantes da Bola de Ouro.

Xavi, em 2009, 2010 e 2011, Fernando Torres, em 2008, Iniesta em 2013, Ribéry em 2013 e Neuer, em 2014, figuraram na terceira colocação. Andrés Iniesta foi segundo colocado na premiação em 2010, mas antes disso, eram os brasileiros que dominavam a cerimônia, comumente realizada em janeiro.

Em 2007, Kaká fez o que hoje seria impossível para um jogador, tamanho o domínio de Messi e C. Ronaldo na Europa. Ganhou a Bola de Ouro, deixando os dois rivais em segundo e teceiro. Um ano antes, Cannavaro, ficou com o prêmio, mas Ronaldinho Gaúcho estava lá, em terceiro. Em 2005 e 2004, R10 venceu. Em 2003, Ronaldo era o coadjuvante de Zidane. Em 2002, R9 foi o vencedor.

Em 2001, Figo venceu, e nenhum braisleiro esteve entre os finalistas, mas em 99, com Rivaldo, 98 e 97 96, com Ronaldo, e 94 e 93, com Romário, o Brasil sempre teve um representante. O futebol brasileiro não vive sua melhor fase. Neymar será capaz de mudar isso este ano?

O camisa 10 da Seleção Brasileira concedeu entrevista recentemente com os pés no chão. Neymar falou à TV Globo, que seria uma honra estar ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro. Mas talvez nem Neymar esperasse perder espaço para Suárez, que ficou parte da temporada afastado devido à punição da Fifa.

"Estar apenas entre os três nomeados seria um grande feito para mim. Seria um sonho estar ao lado de Messi e Ronaldo. Seria realmente uma grande honra", disse Neymar.

A ordem dos jogadores, pela Uefa, foi definida por votação de jornalistas dos 54 países associados à entidade. Já na Fifa, uma lista de 23 jogadores é feita pelos especialistas do Comitê de Futebol da Fifa, do Comitê Técnico e de Desenvolvimento e por um grupo de especialistas da revista France Football. Jornalistas, técnicos e capitães das seleções, cada voto com peso igual, escolhem os três finalistas e o vencedor da Bola de Ouro.

Para estar entre os melhores do mundo na premiação da Bola de Ouro, teoricamente Neymar terá de superar Suárez e Buffon. Já começou mal. Perdeu a primeira competição do clube catalão, a Supercopa da Espanha, com caxumba. Suárez marcou na partida. Por outro lado, na Champions League passada, o brasileiro foi superior ao uruguaio, dividindo a artilharia da competição com Messi e CR7. Os três fizeram 10 gols .

(Fotos: Reprodução)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM