Congresso do Brasil é um dos que mais trabalham, diz Lobão em dia sem votações

Foto de null

Brasil

23 de fevereiro de 2017 às 15h48

 | 

Foto: 

Imagem de Congresso do Brasil é um dos que mais trabalham, diz Lobão em dia sem votações

Na saída de um plenário esvaziado em plena quinta-feira (23), o senador Edison Lobão (PMDB-MA), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou que o Congresso brasileiro é um dos que mais trabalham no mundo.

Às vésperas de um feriado que vai durar mais de dez dias para os congressistas, ele saiu em defesa dos colegas.

“O Congresso brasileiro é um dos que mais trabalham no mundo. Ele tem [atividade] de segunda a sexta-feira, os parlamentares trabalham muito. [...] Eu não tenho nenhuma crítica ao funcionamento do Senado Federal”, afirmou.

Apesar do agendamento de uma sessão deliberativa (com votação de projetos) para as 11 horas desta quinta, as cadeiras do Senado permaneceram praticamente vazias. Próximo ao meio dia, por exemplo, havia três dos 81 senadores em plenário.

Na Câmara, não há sequer previsão de sessão deliberativa para esta quinta - há, apenas, a previsão de uma sessão destinada a discursos dos deputados. A expectativa é que o número de parlamentares a comparecer também seja baixo.

José Medeiros (PSD-MT) discursava sobre a administração de municípios para uma “plateia” composta pelo presidente da sessão, Thieres Pinto (PTB-RR), e pelo senador Lasier Martins (PSD-RS), o único que ocupava as cadeiras do plenário naquele momento.

“Eu não sei responder pelos demais senadores, eu estou aqui”, afirmou Lobão, antes de defender que os parlamentares muitas vezes cumprem missões de trabalho em seus respectivos estados ou até no exterior.

Embora o descanso de Carnaval comece no sábado (25) e termine na quarta (1º) para a maioria dos trabalhadores brasileiros, os senadores e deputados só devem voltar a trabalhar na terça-feira da semana seguinte, dia 7 de março.

A sessão esvaziada do Senado servirá, na prática, para a contagem de prazos exigida para a votação de propostas.

Quando retomarem os trabalhos, os senadores devem apreciar o projeto já aprovado pela Câmara que reabre o prazo de adesão ao programa de regularização de recursos de brasileiros mantidos sem declaração no exterior, a chamada repatriação.

No período sem atividades do Carnaval, a direção do Senado vai aproveitar para fazer uma pequena reforma no plenário da Casa – reparos no forro e em poltronas.

Congresso esvaziado

Normalmente, há maior movimentação e votações em plenário e nas comissões entre terça e quinta tanto na Câmara quanto no Senado.

Apesar disso, as atividades foram praticamente encerradas já na tarde desta quarta (22). No meio do dia, os corredores e os plenários das duas Casas já estavam praticamente desertos.

A única comissão em funcionamento na Câmara nesta quarta-feira era a da Reforma da Previdência, que realizou uma audiência pública acompanhada por alguns deputados.

Já alguns senadores, por exemplo, publicaram fotos nas redes sociais nas quais estavam em outros estados.

Reprodução/G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM